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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/5046
Tipo: | Dissertação |
Título: | A indumentária simbólica - das festas ao teatro: a congada na comunidade dos Arturos |
Autor(es): | Ramos, Adriana Vaz |
Primeiro Orientador: | Segolin, Fernando |
Resumo: | Congada é o nome dado às festas populares realizadas em devoção à Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Há em todo o Brasil, de forma diluída, manifestações deste tipo que pouco conservam de sua origem tradicional. Sempre relacionadas com a questão da escravatura, as Congadas são bastante expressivas em Minas Gerais, um dos estados onde surgiram, na época do Brasil Colônia. Uma das festas que mais conservam a tradição dos antigos é a feita pelos Arturos, comunidade de negros que vive em Contagem, cidade próxima a Belo Horizonte, MG. Todos os anos, os Arturos, membros de uma Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, vestem-se com suas indumentárias típicas, carregadas de significados, e formam as guardas de Congo e Moçambique para cantar e dançar em louvor à sua Santa Padroeira. Em 1999, a diretora teatral Cristina Tolentino dirigiu o espetáculo Cuenda que transpunha para o teatro a festa dos irmãos do Rosário. Tive a oportunidade de realizar a caracterização (figurinos e maquiagens) dos personagens de Cuenda, tarefa que exigiu grande pesquisa, a qual apresento neste trabalho. Assim, a análise das indumentárias utilizadas pelos Arturos em sua festa, bem como a transposição que realizei dos simbolismos encontrados para o figurino do espetáculo, são o objeto principal desta dissertação |
Abstract: | Congada is the name of popular parties given to honour Our Lady of Black Men s Rosary. Such popular manifestations are common throughout Brazil but only a few still keep the tradicional origin. The Congadas, which are always related to slavery issues, are very expressive in Minas, where they first appeared in the Colonial period. One of the parties that most keeps the old tradition is given by the Arturos, a black communit that live in Contagem, a city near Belo Horizonte in Minas Gerais. Every year the Arturos, an Our Lady s Rosary Brotherhood, put on typical clothes loaded with symbols and meanings and become the Congo and Moçambique s guards to sing and dance in honour to their Patron Saint. In 1999, Cristina Tolentino, a theatre director, directed a play called Cuenda, where she transfereed the Rosary s brother s party to stage. I had the opportunity of dressing and doing the make-up of the Cuenda s characters, which demanded a great deal of research that is reported on this paper. Therefore, the clothes and make-up analysis used in Arturo s party, as well as the transformation of the symbols and meanings into costumes for the play are the main objectives of my research |
Palavras-chave: | caracterização cuenda devoção festas populares Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Comunicação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica |
Citação: | Ramos, Adriana Vaz. A indumentária simbólica - das festas ao teatro: a congada na comunidade dos Arturos. 2000. 107 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/5046 |
Data do documento: | 30-Mar-2000 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica |
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