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dc.creatorBertoloni, José Plinio Camanho-
dc.contributor.advisor1Baitello Junior, Norval-
dc.date.accessioned2016-04-26T18:17:44Z-
dc.date.available2011-11-08-
dc.date.issued1994-11-30-
dc.identifier.citationBertoloni, José Plinio Camanho. Les demoiselles e outras elles. 1994. 127 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1994.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/5171-
dc.description.resumo"Les Demoiselles" e Outras "Elles" tem por objetivo analisar o óleo sobre tela "Les Demoiselles D'Avignon", pintado por Pablo Picasso entre 190611907. Situando-o no percurso inicial da produção pictórica de seu autor e no cenário dos movimentos que integram a chamada Vanguarda Européia, esta Dissertação de Mestrado, primeiramente, se ocupa em levantar indícios que atestam a versatilidade e a intenção de Picasso em propor novos parâmetros para a composição de um texto artístico. Em seguida, representando estudos desenvolvidos pelo pintor que culminaram na realização da tela, o geometrismo é apontado como um recurso gerador de premissas arquitetônicas que paulatinamente são retomadas visando atender seus interesses de pesquisa. Após estabelecer um diálogo entre as imagens destes esboços e as presentes em "Les Demoiselles...", a tela de Picasso é exposta como um conjunto de referências trabalhadas através de um processo tradutório quer operando uma revisão do passado, é capaz de recontextualizá-lo. Realizadas tais reflexões, "Les Demoiselles..." passa a ser aproximada a produção de artistas que cronologicamente Ihe são anteriores. Ressaltando que esta obra permite o estabelecimento de pontes com as de diversos autores, a escolha de Paul Gauguin e Paul Cèzanne é motivada pelo fato de que ambos apresentam, respectivamente, uma abordagem temática e sintático que ecoam em "Les Demoiselles..." . Por fim, visando esmiuçar o caráter arquitetônico de "Les Demoiselles..." através do emprego do processo de segmentação, são reveladas a presença de unidades autônomas e interacionais que, viabilizando a descrição de subconjuntos em um conjunto ainda maior - a tela, quando pensada como um todo - deflagram seu processo de montagem, de edificação discursivapor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T18:17:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jose Plinio Camanho Bertoloni.pdf: 7754657 bytes, checksum: 858209cd75600f1fbffe6a3336bc84a5 (MD5) Previous issue date: 1994-11-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/14063/Jose%20Plinio%20Camanho%20Bertoloni.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semióticapor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectPicasso, Pablo 1881-1973 -- Critica e interpretacaopor
dc.subjectPinturapor
dc.subjectGeometrismopor
dc.subjectVanguarda europeiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleLes demoiselles e outras ellespor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

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