REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
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Tipo: Tese
Título: Consumo e mídia na formação em dança: o papel do culto ao corpo na cena contemporânea
Autor(es): Kliemann, Gisele
Primeiro Orientador: Katz, Helena Tânia
Resumo: O Século XX inaugurou todo um novo conceito de corpo e, com ele, um outro espaço de representação do corpo na sociedade. A valorização de um foco estético que associa estética à beleza, fez com que o corpo passasse a ser visto como forma física e na perspectiva de um modelamento corporal, promovendo o que acabou sendo chamado de culto ao corpo aqui entendido como as relações e intervenções na busca de um padrão de beleza estabelecido culturalmente e socialmente idealizado. A mídia tornou-se o agente eficiente na supervalorização da aparência corporal e na promoção de uma busca constante de um corpo ideal. Padronizado e permeado pelos valores consagrados pela sociedade de consumo, trata-se de um corpo-invólucro, um corpo-embalagem a ser valorizado pela sua aparência. É a mídia que nos incita a desejar este corpo e todas as atividades de consumo para que nos aproximemos dele. A divulgação constante, pelos meios de comunicação, dos mecanismos permanentemente aprimorados para nos permitirem substituir, trocar, transformar e modificar o corpo, nos mantém desejando o corpo ideal. Inserida neste contexto, a dança contemporânea, que não investe num único padrão estético de corpo, sofre conseqüências no que concerne à formação de seus bailarinos. Apesar de não cultuar um único corpo esteticamente padronizado, por estar inserida na sociedade, a dança contemporânea vê em seus bailarinos efeitos da ação consumista que vem pautando os tempos presentes. Bailarinos tornam-se ávidos consumidores de técnicas e treinamentos diferenciados na fabricação de um corpo que se mostre apto a dançar todos os tipos de dança. Com o objetivo de refletir acerca de que corpo é esse que se constrói na cultura do culto ao corpo, na busca sem limites pela perfeição de uma sociedade predominantemente consumista, aqui se procura identificar os aspectos relevantes que produzem essa nova concepção de corpo, identificando a mídia como a protagonista central nesse processo. A hipótese é a de que a atitude consumista escoa também para a dança na forma de consumo de técnicas variadas de formação. Não somente as técnicas são transformadas em mercadorias, como o próprio desejo se torna o desejo de continuar a desejar um corpo jamais atingido. Trata-se da instauração do corpo como mercadoria vendável e, para tal, há a necessidade de construir um corpo seu, que se singularize no coletivo da dança contemporânea. A busca desse corpo é regulada moda e pela mídia, e pelos processos em curso na rede ininterrupta de comunicação global. Para dar conta da investigação nesse recorte, o corpus teórico foi constituído pela teoria corpomídia (KATZ&GREINER) e por teóricos da cultura que priorizam os estudos do corpo (COSTA, FOUCAULT, LIPOVETSKY, SANT ANNA, CASTRO, GARCIA. Como exemplos dessas questões na dança contemporânea são trazidos três distintos grupos profissionais de dança contemporânea da cidade de Curitiba
Abstract: The last century (XX) developed a new concept of the body that conquered a new space for its representation. The association between aesthetic and beauty brought relevance to the physical formof the body and promoted what it is being called cult to the body that is here understood as the relations and interventions around beauty that are socially idealized. The media became the efficient agent in the supervaluation of the corporal appearance and in the promotion of a constant search of an ideal body. Standardized by the values of the consumption society, he body turned itself in a body-involucre, in a body-packing. All that counts is appearance. The media stirs us up to desire this body and all the activities needed to approach it. The media spread the need for permanently improving, remodeling, reshaping the stops body. Media keep us desiring the desire of this body. Inserted in this context, the contemporary dance suffers consequences of this process in what concerns to the formation of its dancers, although not investing in only one aesthetic standard of the body. Contemporary dance sees in its dancers the action of consumerism. Dancers become eager consumers of techniques and trainings believing that they will be able to dance all types of dance. The thesis is dedicated to identify what produces thie new statement of the body, identifying the media as the central protagonist in this process. The hypothesis is that the consumeristic attitude expresses itself in dance as a form of consumption of different techniques of formation. The techniques are transformed into merchandises and the desire becomes the desire to continue to desire a body never reached. The instauration of the body as merchandise brings the need to construct a body proper, capable of being distinctively itself in the collective. The search of this body is regulated by fashion and by the media, in the net of global communication. The theoretical corpus was constituted with the corpomídia theory (KATZ&GREINER) and with theoreticians of the culture who prioritize the studies of the body (COSTA, FOUCAULT, LIPOVETSKY, SANT' ANNA, CASTRO, GARCIA). With the aim of pesent them as illustrations of these questions, three professional dance groups of the city of Curitiba are brought here
Palavras-chave: Mídia e corpo
Consumo e corpo
Culto ao corpo
Media and body
Consumption and body
Cult of the body
Corpo humano -- Aspectos sociais
Beleza fisica
Imagem corporal
Danca -- Aspectos sociais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Kliemann, Gisele. Consumo e mídia na formação em dança: o papel do culto ao corpo na cena contemporânea. 2009. 151 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/5186
Data do documento: 4-Mai-2009
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