REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
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dc.creatorSantana, Ivani Lúcia Oliveira de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769228U0por
dc.contributor.advisor1Katz, Helena Tânia-
dc.date.accessioned2016-04-26T18:17:50Z-
dc.date.available2014-02-27-
dc.date.issued2003-05-14-
dc.identifier.citationSantana, Ivani Lúcia Oliveira de. (Sopa de) carne, osso e silício: as metáforas (ocultas) na dança-tecnologia. 2003. 173 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/5194-
dc.description.resumoEsta tese toma como objeto as relações entre a tecnologia e o corpo, sendo a dança que este corpo realiza aqui compreendida como uma forma de comunicação e o corpo, como a mídia onde ela ocorre. Tanto o corpo como o ambiente no qual ele habita serão tratados como resultados temporários de processos inestancáveis de fluxos de informação. Este trânsito ininterrupto promove uma contaminação mútua: do corpomídia e do ambiente. Através do entendimento de que o vivo resulta de processos de comunicação, a relação entre o corpo biológico e o tecnológico será apresentada com a perspectiva de propor uma revisão para os modos de entender os dois corpos, agora não mais separados e distintos. Os meios bio e tecno são mutuamente transformadores e transformados. A dança-tecnologia será localizada somente como um constructo nascido nos tempos da relação homem-computador, embora pudesse ser trabalhada também em outros momentos históricos. As dicotomias mente/corpo, natureza/cultura, natural/artificial, real/virtual, que ainda teimam em construir tantos discursos, não serão consideradas. Elas desaparecem para dar lugar à compreensão do corpomídia (mídia da evolução, resultado histórico dos acordos entre informação e ambientes). Vale salientar que se trata de uma pesquisa teórico-prática, também inspirada na existência de uma metáfora que conduz ao entendimento equivocado da tecnologia no contexto contemporâneo e à sua fetichização. Tal metáfora - a Metáfora de Frankenstein - leva a consequências enganosas. A imagem desse monstro servirá para apresentar as duas faces que conduzem, cada uma a seu modo, a entendimentos imprecisos sobre a tecnologia. Por um lado, ser uma vilã, responsável pela deterioração da sociedade; e, de outro, constituir-se como a solução para desvendar os mistérios da humanidade. Se forem rompidas as barreiras definidoras de natureza versus cultura e se o homem e sua cognição forem vistos como pertencentes e entrelaçados, a tecnologia ganhará um outro sentido e facilitará a compreensão de buscas artísticas como a da dança-tecnologiapor
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/14034/Ivani%20Lucia%20Oliveira%20de%20Santana.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semióticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArte e tecnologiapor
dc.subjectDancapor
dc.subjectDanca e tecnologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.title(Sopa de) carne, osso e silício: as metáforas (ocultas) na dança-tecnologiapor
dc.typeTesepor
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