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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/5194
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Santana, Ivani Lúcia Oliveira de | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769228U0 | por |
dc.contributor.advisor1 | Katz, Helena Tânia | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-26T18:17:50Z | - |
dc.date.available | 2014-02-27 | - |
dc.date.issued | 2003-05-14 | - |
dc.identifier.citation | Santana, Ivani Lúcia Oliveira de. (Sopa de) carne, osso e silício: as metáforas (ocultas) na dança-tecnologia. 2003. 173 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003. | por |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/5194 | - |
dc.description.resumo | Esta tese toma como objeto as relações entre a tecnologia e o corpo, sendo a dança que este corpo realiza aqui compreendida como uma forma de comunicação e o corpo, como a mídia onde ela ocorre. Tanto o corpo como o ambiente no qual ele habita serão tratados como resultados temporários de processos inestancáveis de fluxos de informação. Este trânsito ininterrupto promove uma contaminação mútua: do corpomídia e do ambiente. Através do entendimento de que o vivo resulta de processos de comunicação, a relação entre o corpo biológico e o tecnológico será apresentada com a perspectiva de propor uma revisão para os modos de entender os dois corpos, agora não mais separados e distintos. Os meios bio e tecno são mutuamente transformadores e transformados. A dança-tecnologia será localizada somente como um constructo nascido nos tempos da relação homem-computador, embora pudesse ser trabalhada também em outros momentos históricos. As dicotomias mente/corpo, natureza/cultura, natural/artificial, real/virtual, que ainda teimam em construir tantos discursos, não serão consideradas. Elas desaparecem para dar lugar à compreensão do corpomídia (mídia da evolução, resultado histórico dos acordos entre informação e ambientes). Vale salientar que se trata de uma pesquisa teórico-prática, também inspirada na existência de uma metáfora que conduz ao entendimento equivocado da tecnologia no contexto contemporâneo e à sua fetichização. Tal metáfora - a Metáfora de Frankenstein - leva a consequências enganosas. A imagem desse monstro servirá para apresentar as duas faces que conduzem, cada uma a seu modo, a entendimentos imprecisos sobre a tecnologia. Por um lado, ser uma vilã, responsável pela deterioração da sociedade; e, de outro, constituir-se como a solução para desvendar os mistérios da humanidade. Se forem rompidas as barreiras definidoras de natureza versus cultura e se o homem e sua cognição forem vistos como pertencentes e entrelaçados, a tecnologia ganhará um outro sentido e facilitará a compreensão de buscas artísticas como a da dança-tecnologia | por |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/14034/Ivani%20Lucia%20Oliveira%20de%20Santana.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
dc.publisher.department | Comunicação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Arte e tecnologia | por |
dc.subject | Danca | por |
dc.subject | Danca e tecnologia | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.title | (Sopa de) carne, osso e silício: as metáforas (ocultas) na dança-tecnologia | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Ivani Lucia Oliveira de Santana.pdf | 2,2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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