REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia da Mundialização e do Desenvolvimento
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Tipo: Dissertação
Título: Influências da democracia e escolaridade no PIB per capita: estudo em painel dialogando com as metodologias contemporâneas
Autor(es): Simi, Caio Tadeu
Primeiro Orientador: Borba, Jason Tadeu
Resumo: No trabalho presente, utilizamos da metodologia de Acemoglu, Johnson, Robinson e Yared (2005-a) para analisar a influência da democracia e escolaridade no PIB per capita em um painel de tempo entre 1970-2010 com efeitos fixos. Nossas principais conclusões foram de que: I- A democracia tem significância no produto per capita apenas em médio prazo, mas depende da qualidade institucional para que sua influência seja significativa; II- No recorte mundial, a escolaridade primária em lag de 10 anos é a variável educacional de maior influência temporal no PIB per capita, ainda reforçando a importância da educação de 1º grau no cenário moderno; III-Estimadores de integração e históricos dependem de suas pluralidades para exercerem impactos significantes no produto per capita. No nosso caso, observamos que dentre as variáveis históricas testadas, a mais influente é a que relaciona a data de independência dos países observados, e que a integração global só tem efeito expressivo no PIB per capita quando executada em multe esferas
Abstract: In this present paper, we used the approaches of Acemoglu, Johnson, Robinson e Yared (2005) to analyze the influences of democracy and schooling on GDP per capita in a time panel from 1970 to 2010 with fixed effects. Our main conclusions are: I- Democracy has significance on product per capita only in medium term, but depends the institutional quality to its influence be distinguished. II- In a world cut, primary schooling in lag of 10 years is the educational variable with higher temporal influences in GDP per capita, still reinforcing the importance of first degree education in the modern scenario. III- Integrations and Historical estimators depends their pluralities to exercise significant impacts on product per capita. In our model, we observed that between the historical variables tested, the most influent was the one that considers the independence date of the observed countries, and global integration has only expressive effects on GDP per capita when applied in several spheres
Palavras-chave: Democracia
Educação
Renda
PIB per capita
Instituições
Integração
Histórico Político
Democracy
Education
Schooling
Income Per Capita
Institutions
Integration
Political Historic
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INTERNACIONAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Economia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia da Mundialização e do Desenvolvimento
Citação: Simi, Caio Tadeu. Influências da democracia e escolaridade no PIB per capita: estudo em painel dialogando com as metodologias contemporâneas. 2015. 62 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9441
Data do documento: 17-Mar-2015
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