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Tipo do documento: Dissertação
Título: Política pública de educação e Proposta Curricular do Estado de São Paulo: percepções sobre a eficácia
Autor: Capalbo, Roberta Braga 
Primeiro orientador: Cortella, Mario Sergio
Resumo: Esta pesquisa visa analisar a interpretação e aplicação de uma política pública educacional em vigência- a Proposta Curricular do Estado de São Paulo -, tendo como foco sua chegada e prática no currículo vivencial de escolas da Rede Pública de Ensino. Como objeto de estudo temos os documentos que compõem a Proposta Curricular, a Análise Critica publicada pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP), a crítica de alguns especialistas e a opinião de docentes da rede. Para sua realização estão sendo desenvolvidas, de forma concomitante, três tipos de pesquisa: a pesquisa teórica, que auxiliará na construção de conceitos, com embasamento em Paulo Freire, Pedro Demo, Enrique Dussel e Mario Sergio Cortella.; a pesquisa empírica com a coleta de dados da realidade através de expressões de opiniões de professores universitários especialistas, professores da rede efetivos e ocupantes de função atividade (OFA); e a pesquisa histórica, com o objetivo de descrever e analisar as alterações legais sofridas pela educação paulista ao longo do governo Serra, focando as mudanças que ainda estão em fase de implementação. Pretende-se com esta proposta de estudo verificar o nível de eficácia das políticas públicas educacionais no que tange a sua tradução em realidade do ponto de vista do docente
Abstract: This research aims to examine the interpretation and application of a public educational policy in effect-Curricular Proposal of the State of São Paulo -, focusing on their arrival and experiential practice in the curriculum of schools in the Public School Network. As the object of study we have documents that make up the Curriculum Proposal, critical analysis published by the Association of Teacher Education Journal of São Paulo (APEOESP), criticism from some experts and opinion of teachers on the network. For their achievement are being developed, concomitantly, three types of research: theoretical research, which will assist in building concepts with foundation in Paulo Freire, Pedro Demo, Mário Sérgio Cortella and Enrique Dussel; empirical research with the collection Data from reality through expressions of opinions of academics, experts and professors from the network and actual occupants of function activity (OFA), and historical research, aiming to describe and analyze the changes undergone by the legal education over the government Serra of São Paulo, focusing on the changes that are still under implementation. The intention with this proposed study to verify the level of effectiveness of educational public policies with respect to their translation into reality from the perspective of teachers
Palavras-chave: Políticas públicas
Currículo
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Public policy
Curriculum
Curriculum Proposal of the State of São Paulo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Capalbo, Roberta Braga. Política pública de educação e Proposta Curricular do Estado de São Paulo: percepções sobre a eficácia. 2010. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9533
Data de defesa: 18-Oct-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

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