???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9585
Tipo do documento: Tese
Título: A estrutura curricular em ciclos de aprendizagem nos sistemas de ensino: contribuições de Paulo Freire
Título(s) alternativo(s): Curricular structure in apprenticeship cycles inside teaching systems: Paulo Freire contributions
Autor: Aguiar, Denise Regina da Costa 
Primeiro orientador: Saul, Ana Maria
Resumo: O objetivo central da minha pesquisa foi analisar a proposta de organização curricular em ciclos de aprendizagem de acordo com referenciais freireanos, nos sistemas de ensino. Para atingir esse objetivo optei por desenvolver uma pesquisa de natureza qualitativa, partindo da atualização do estado do conhecimento sobre o tema da progressão escolar e ciclos (1990 a 2002). A pesquisa se desenvolveu por meio da análise de dissertações e teses, produzidas no período de 2003 a 2008, localizadas por consulta ao Banco de Teses da CAPES e às Bibliotecas Digitais (Ibicit e Domínio Público) e de um estudo de caso ilustrativo, no Município de Diadema, para analisar, empiricamente, a proposta curricular em ciclos de aprendizagem, numa perspectiva crítico-emancipatória, fundamentada em Paulo Freire. No estudo de caso, foram utilizados os seguintes procedimentos: análise documental, observação participante e realização de entrevistas com membros da Secretaria Municipal de Educação, educadores, educandos e pais. Os pressupostos e fundamentos dos ciclos de aprendizagem implantados em Diadema estão ancorados na obra de Paulo Freire e na experiência desenvolvida na rede pública municipal de ensino de São Paulo durante a gestão da prefeita Luiza Erundina de Sousa (1989 a 1992). Os resultados da pesquisa, aqui, apresentados evidenciam que a flexibilização curricular em ciclos de aprendizagem, no bojo de uma pedagogia crítico-emancipatória freireana, é condição fundamental para a construção de uma escola pública, popular e democrática, com qualidade social. O estudo demonstrou, também, que isso se deve a uma efetiva participação decisória de todos os envolvidos na ação educativa e de um rigoroso processo de ensino-aprendizagem voltado para o desenvolvimento da autonomia do educando. É uma proposta que precisa fincar raízes, nos sistemas de ensino estaduais e municipais, como prática valiosa de estrutura curricular, para a qual se requer, sempre, acompanhamento e avaliação, visando ao seu aperfeiçoamento
Abstract: The main aim of this research has been on analyzing the proposal of curricular organization inside apprenticeship cycles according to Paulo Freire references inside teaching systems. In order to reach such objective I´ve decided to develop a research on quality purpose starting by the refresh of the knowledge state on the subject of scholar progressions and its cycles (From 1990 up to 2002). The research has been developed through dissertations´ analysis produced from 2003 up to 2008 located in the CAPES database and digital libraries (Ibicit and Domínio Público) besides an illustrative study case in the city of Diadema aiming in analyzing, practically the curricular proposal in apprenticeship cycles inside an emancipation perspective, based on Paulo Freire. In such study case it was used the following procedures: document verification, observation on the side of the participant and interviews performed with members of the Secretaria Municipal de Educação (Education Secretary Department), teachers, students and parents. The precepts and foundations inside apprenticeship cycles which took place in Diadema are focused on Paulo Freire´s work and on the experience developed inside the public education (Municipal Side - São Paulo) during the management of the mayor Luiza Erundina de Sousa (1989-1992). The results of such research here presented demonstrate that the curricular flexibility in apprenticeship cycles based on the emancipated pedagogy (From Paulo Freire side) is a crucial condition to build public, popular and democratic school with social quality. Such study has demonstrated also that it is due to a real and effective participation of all those who really took part of it that could enable the autonomy development of the student. It is about a proposal that need to thrust into state and municipal teaching systems such as the valuable practice of curricular structure for which it is required to always, follow it up and provide assessment aiming in refining it
Palavras-chave: Currículo
Ciclos de aprendizagem
Paulo Freire
Curriculum
Apprenticeship cycles
Paulo Freire precepts
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Aguiar, Denise Regina da Costa. Curricular structure in apprenticeship cycles inside teaching systems: Paulo Freire contributions. 2011. 359 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9585
Data de defesa: 31-May-2011
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Denise Regina da Costa Aguiar.pdf2,23 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.