Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9617
Tipo: | Tese |
Título: | O saber empreendedor: diretrizes curriculares para elaboração de programas para formação de empreendedores com base na Escola Progressiva de John Dewey: reflexão e proposta |
Autor(es): | Ribas, Raul |
Primeiro Orientador: | Cortella, Mario Sergio |
Resumo: | Esta tese pretende contribuir com o estado da arte para a área de ensino relacionada com a formação de empreendedores. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, selecionou-se, por hipótese, a linha epistemológica do Progressivismo, desenvolvido por John Dewey que, pela análise conceitual, comprovou ser a mais adequada para programas desta natureza. A partir do modelo da Escola Experimental decorrente do Progressivismo, foram desenvolvidas diretrizes curriculares para formação de empreendedores, independente da atividade de origem da ação de empreender. Com base nestas diretrizes e, na experiência profissional e acadêmica do autor, foi elaborada uma sugestão de um Programa para Formação de Empreendedores, cujo detalhe do conteúdo e do material disponibilizado, permite que sua aplicação transcenda o âmbito acadêmico, para também atingir uma utilidade prática. Esta segunda possibilidade de aplicação desta tese corresponde ao desejo do autor em contribuir, além do aspecto teórico, para aumentar as chances de sucesso para pessoas que iniciam na atividade de empreender |
Abstract: | This thesis aims to contribute to the state of the art for the area of education related to the formation of entrepreneurs. From a bibliographical and documentary, was select by hypothesis, the epistemological of Progressivism, developed by John Dewey through the conceptual analysis, proved to be more suitable for such programs. From the model resulting from the Experimental School of Progressivism, were developed curriculum guidelines for the training of entrepreneurs, independent of the activity of the origin of action taken. Based on these guidelines and in professional and academic experience of the author, was prepared to recommend a program for training of entrepreneurs, which detail the content and materials available, allows your application transcends the academic sphere, to also achieve a practical utility. This second possibility of applying this theory corresponds to the author s desire to contribute, beyond the theoretical aspects, to increase the chances of success for individuals who begin theirs initiatives to undertake |
Palavras-chave: | Currículo para formação de empreendedores Escola experimental Empreendedorismo Visão de negócio Curriculum for training of entrepreneurs Experimental school Entrepreneurship Business vision |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Ribas, Raul. O saber empreendedor: diretrizes curriculares para elaboração de programas para formação de empreendedores com base na Escola Progressiva de John Dewey: reflexão e proposta. 2011. 176 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9617 |
Data do documento: | 17-Out-2011 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Raul Ribas.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.