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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9706
Tipo do documento: Tese
Título: Práticas docentes de educação artística para o desenvolvimento da participação e diálogo: um estudo com os/as educandos/as do Proeja no Instituto Federal do Espírito Santo
Título(s) alternativo(s): Teaching practices of arts education for the development of the participation and dialogue: a study with educandos/as of the Proeja at the Espírito Santo Federal Institute
Autor: Cavati, Verônica da Silva Cunha 
Primeiro orientador: Saul, Ana Maria
Resumo: Esta tese investigou a contribuição de jogos teatrais como prática educativa no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (também denominado Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes). Os embasamentos teóricos da pesquisa fundamentaram-se em obras de Paulo Freire e Augusto Boal, sobretudo, Pedagogia do oprimido (1968) de Freire e Teatro do oprimido e outras poéticas políticas (1975) de Boal. Como procedimento metodológico, optou-se pela abordagem qualitativa direcionada pela pesquisa participante,que prioriza o sujeito em sua relação com o objeto e os diferentes pontos de vista dos participantes. A pesquisa foi realizada com 25 educandas e educandos do PROEJA. As atividades foram desenvolvidas na sala de artes do Ifes, por meio de exercícios e jogos de imagem que fazem parte do Teatro do Oprimido. Os resultados mostraram que os jogos teatrais são um caminho importante para a participação e o diálogo. Trata-se de um meio de desenvolvimento de expressão, de troca de apreensões da vida, vivenciado por todas e todos da comunidade. Entre os educandos e educandas constatou-se o desenvolvimento da expressão corporal, a instalação e ampliação da relação dialógica, a percepção de si e do outro e ficou nítida a preocupação de coletivamente buscarem soluções para os problemas vivenciados. Essa pesquisa acrescenta conhecimentos à área de estudos sobre o currículo, em uma perspectiva crítica, apresentando a possibilidade de construir novas práticas docentes, na interface com práticas da educação artística
Abstract: This thesis investigated the contribution of theater games as educational practice in the National Programme for Integration of Professional Education with the Basic Education in Terms of Education for Youths and Adults (Proeja) at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo (also called Espírito Santo Federal Institute - Ifes). The theoretical emplacements of the research were based on works of Paulo Freire and Augusto Boal. In that sense, the books Pedagogy of the oppressed (1968, Brazil), by Freire, and Theater of the oppressed and other poetic policies (1975, Brazil), by Boal, were special. As methodological procedure, we opted for a qualitative approach directed by the participant research, which prioritizes the subject in his relationship with the object and the different viewpoints of the participant women and participant men. The research was conducted with 25 students (educandas and educandos) from the Proeja. The activities were developed in the art room of the Ifes, through exercises and image games that are from the Theater of the Oppressed. The results showed that the theater games are an important way for participation and dialogue. It is a means of developing speech, of seizures exchange of life experienced by all the community. Between educandas and educandos it was observed the development of body expression, installation and expansion of dialogical relationship, perception of self and other and was clear the concern together to seek solutions to the problems experienced. The research adds knowledge to the field of study about the curriculum, in a critical perspective, presenting the possibility of building new teaching practices at the interface with practices of arts education
Palavras-chave: Arte
Educação
Currículo
Pedagogia do Oprimido
Art
Education
Curriculum
Pedagogy of the Oppressed
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Cavati, Verônica da Silva Cunha. Teaching practices of arts education for the development of the participation and dialogue: a study with educandos/as of the Proeja at the Espírito Santo Federal Institute. 2013. 144 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9706
Data de defesa: 14-May-2013
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

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