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Tipo do documento: Tese
Título: Tecendo cidadania no território da educação musical: a experiência do programa Guri Santa Marcelina
Autor: Bruno, Marta Regina Pastor 
Primeiro orientador: Saul, Ana Maria
Resumo: A presente pesquisa analisou a contribuição da aliança do trabalho social com a educação musical, como prática de um currículo orientado pelo legado do educador Paulo Freire, pautado nos preceitos da educação popular, no Programa Guri Santa Marcelina-GSM, cujo foco é a educação musical e a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 18 anos e suas famílias, na cidade de São Paulo e Grande São Paulo. O embasamento teórico da pesquisa foi referenciado prioritariamente na obra do educador Paulo Freire, particularmente na Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Esperança e Pedagogia da Autonomia. Como procedimento metodológico, optou-se pela abordagem qualitativa, especificamente o estudo de caso instrumental, trazendo as vozes dos beneficiários diretos do programa - as crianças e adolescentes e de suas famílias, complementadas pelas vozes dos(as) educadores(as) envolvidos(as) diretamente no programa. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas individuais, rodas de conversa, aplicação de questionários e análise de produções de alunos e alunas, análise de documentos e revisão bibliográfica. Os resultados evidenciaram que a práxis de uma educação dialógica, voltada para a valorização da autonomia e para o respeito às diferenças, auxiliou no desenvolvimento crítico pessoal e social e na construção da cidadania dos alunos e alunas que estão vivenciando essa experiência; que o estímulo e o apoio para a superação de suas situações-limite têm levado as famílias a nutrir sonhos e esperanças em direção a inéditos viáveis para si e para seus filhos e filhas; que a contribuição do trabalho social e da educação popular vem provocando e arquitetando a formação de uma nova mentalidade pedagógica social no campo da educação musical, ainda que em seus primeiros passos, ademais de fortalecer a matriz da proteção integral da criança e adolescente garantida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA, na defesa e garantia de direitos e na denúncia e enfrentamento de suas violações
Abstract: The present study analyzed the alliance of social work and musical education as the practice of a curriculum oriented by the legacy of the educator Paulo Freire, in compliance with the precepts of popular education in the Programa Guri Santa Marcelina GSM that focuses on music education and sociocultural inclusion of children, adolescents aged 6-18 and their families in the city of São Paulo and greater São Paulo. The theoretical grounding of the study was paramountly guided by the work of Paulo Freire, namely Pedagogia do Oprimido , Pedagogia da Esperança and Pedagogia da Autonomia. Qualitative approach methodology was used with the instrumental case study, which brought in the voices of the direct beneficiaries of the program-the children, adolescents and their families, complemented by the voices of the educators directly involved in program. The research was carried out by means of individual interviews, wheel talks, questionnaire application and analysis of the production by the students, document analysis and bibliographic review .The results showed that the praxis of a dialogic education geared to high valuation of autonomy and respect for differences fostered the development of individual and social critical thinking and citizenship building of the students undergoing such experience. The results also demonstrated that the stimulus and support for the overcoming of their limit situations coping- has led families to nurture dreams and hopes of a possible utopia for them and their children. It also showed that the contribution of social work and popular education has promoted and constructed the shaping of a new socio pedagogic mind set in the field of musical education still in its infancy, thus strengthening the matrix of full protection of the child and adolescent ensured by the Statute of the Child and Adolescent in defense and safeguard of rights, reporting and confrontation of its violations
Palavras-chave: Paulo Freire
Educação musical social
Cidadania
Curriculum
Socio musical education
Citizenship
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Bruno, Marta Regina Pastor. Tecendo cidadania no território da educação musical: a experiência do programa Guri Santa Marcelina. 2013. 200 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9736
Data de defesa: 25-Sep-2013
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

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