???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9887
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo na rede estadual paulista: a voz do professor da Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
Autor: Corral, Alcione Zaniboni 
Primeiro orientador: Silveira, Nadia Dumara Ruiz
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo geral investigar as percepções dos professores da rede estadual paulista sobre a Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC), enquanto espaço de formação docente, a fim de contribuir para a qualificação da prática da docência. Especificamente este estudo se propõe: analisar os Planos Gestores e Projetos Político Pedagógicos da Diretoria de Ensino da Região de Jacareí, explicitando conceitos e demais referências sobre a ATPC disponíveis nos mesmos; identificar a percepção do professor sobre sua participação e forma de atuação nas ATPCs e verificar o significado atribuído pelo professor às suas experiências neste espaço de formação. Foram investigadas as diferentes formas de contratação dos professores da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, denominadas categorias e suas influencias nas relações estabelecidas no trabalho coletivo. A base teórica foi constituída considerando os documentos oficiais do Estado de São Paulo referentes às ATPCs a fim de caracterizar as políticas vigentes e estudos realizados por autores como Apple, Contreras, Fusari, Gimeno Sacristán, Imbérnon e Santos visando contextualizar a realidade investigada e definir as referências conceituais das análises. A pesquisa utilizou a abordagem qualitativa, a técnica de análise documental aplicada aos Planos Gestores e Projetos Políticos Pedagógicos e um questionário online, com professores da rede para coleta de dados. Os resultados desvelam a ideologia subjacente ao currículo e as percepções dos professores sobre a ATPC indicam que há contribuição para a qualificação da prática da docência, porém, a participação mais efetiva se concentra nas categorias que possuem estabilidade e apresenta incongruência no trabalho coletivo, quando algumas categorias não participam e alguns encontros não são coletivos. Os dados demonstram que a formação não é construída por todos os integrantes, havendo evidencias de supressão de direitos quando os professores da Categoria S e V estão impedidos de usufruir deste espaço de formação, indicando que o processo categorizado de contratação tem influência no trabalho coletivo dos professores
Abstract: This piece has as main objective the investigation of the perceptions of the state of Sao Paulo-Brazil public school teachers on Collective Work Pedagogical Class (Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo - ATPC), as teacher training opportunities in order to contribute to the qualification of the teaching practice. This study specifically aims to analyze The School´s Years´ Project Plan and The Pedagogical Board of Jacarei and Region Political Projects, explaining concepts and other references to the ATPC available in them; identifying the perception of the teacher about their participation and performance in the form of ATPCs and checking the meaning gathered by the teachers to their experiences in this training space. The different forms of recruitment of teaching staff of the Education Department of São Paulo state, called categories and their influence on the relations established in the collective work were also investigated. The theoretical basis was established considering the São Paulo State official documents related to ATPCs to characterize the current political and studies by authors like Apple, Contreras, Fusari, Gimeno Sacristán, Imbernon and Santos in order to contextualize the investigated reality and define the conceptual references of the analysis. The research used a qualitative approach, the document analysis technique applied to the Plans Managers and Pedagogical Political Project and an online questionnaire with the school teachers to collect data. The results unveil the ideology underlying the curriculum, the perceptions of teachers on the ATPC indicate that there is contribution to the qualification of the teaching practice, however, the most effective participation focuses on categories that are stable and shows inconsistency in the collective work when some categories do not participate and some meetings are not collective. The data demonstrates that training is not built by all members, with evidence of suppression of rights when teachers Category "S" and "V" are unable to take advantage of this training space, indicating that the hiring process also influences the collective work of teachers
Palavras-chave: ATPC
Formação docente
Trabalho coletivo
Curriculum
Teacher training
Collective work
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Corral, Alcione Zaniboni. Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo na rede estadual paulista: a voz do professor da Diretoria de Ensino da Região de Jacareí. 2016. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9887
Data de defesa: 8-Mar-2016
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alcione Zaniboni Corral.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.