Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9894
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Kunrath, Janis Leonicia | - |
dc.contributor.advisor1 | Haddad, Sergio | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-27T14:31:45Z | - |
dc.date.available | 2007-09-10 | - |
dc.date.issued | 2006-05-05 | - |
dc.identifier.citation | Kunrath, Janis Leonicia. A formação de educadores do Mova-SP no contexto de educação popular. 2006. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. | por |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9894 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa o processo de formação dos educadores do Programa MOVA (Movimento de alfabetização de Adultos), na cidade de São Paulo, no período de 2001 a 2004, a partir dos referenciais da Educação Popular. Para a realização desta pesquisa utilizou-se a abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas semi-estruturadas e análise de registros e documentos do MOVA-SP. O capítulo 1 aborda o surgimento do MOVA em São Paulo, sua estrutura de organização e funcionamento. A caracterização e conceitualização da Educação Popular, as concepções e desafios da formação de educadores populares são apresentadas nos capítulos 2 e 3. Os capítulos 4 e 5 apresentam a análise quanto à formação dos educadores á luz das características da Educação Popular e a efetividade da formação frente aos objetivos do MOVA. As considerações finais apresentam alguns desafios e possibilidades desse programa. Este trabalho contribui com o registro de parte do processo de um programa de Alfabetização de Jovens e Adultos, na maior cidade do país, assim como analisa o processo de formação dos educadores que o desenvolvem, tendo em vista os objetivos de alfabetizar, inserir na escola e participar socialmente. Ainda, apresenta a vigência do paradigma da Educação Popular para desenvolver um programa que atende a população sem acesso a educação e mostra alguns desafios no sentido de fazer educação emamcipatória, com mobilização para a transformação social | por |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22979/JanisKunrath.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Alfabetização de jovens e adultos | por |
dc.subject | MOVA | por |
dc.subject | Formação de educadores | por |
dc.subject | Movimento de Alfabetizacao de Adultos (Sao Paulo) | por |
dc.subject | Professores -- Formacao profissional | por |
dc.subject | Educacao popular | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS | por |
dc.title | A formação de educadores do Mova-SP no contexto de educação popular | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JanisKunrath.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.