Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9912
Tipo do documento: Dissertação
Título: A prática pedagógica desenvolvida por um professor no ensino-aprendizagem de estudos sociais na 5ª série do ensino fundamental em El Salvador
Autor: Cáceres, Sonia Lorena Diaz
Primeiro orientador: Saul, Ana Maria
Resumo: Esta investigação tem como propósito fundamental o de poder analisar a prática pedagógica a qual é desenvolvida por um professor da quinta série do ensino fundamental no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Estudos Sociais. Prática a qual está enfocada em dois grandes aspectos: os enfoques teóricos os quais apoiam a disciplina e também a ação na aula desenvolvida pelo professor. A referida ação está centralizada na confrontação de conhecimentos tanto cotidianos assim como também científicos no desenvolvimento dos conteúdos curriculares, a produção/utilização de textos orais/escritos no processo de ensino-aprendizagem da disciplina e as estratégias metodológicas as quais são utilizadas pelo professor para poder desenvolver os conteúdos curriculares. Para responder aos aspectos anteriores, as seguintes questões orientaram esta investigação: Que fundamentos teóricos possui o professor da disciplina de Estudos Sociais para o processo de ensino-aprendizagem da mesma?, No desenvolvimento dos conteúdos curriculares de Estudos Sociais existe confrontação tanto entre os conhecimentos cotidianos assim como também entre os conhecimentos científicos?, Existe produção/utilização de textos escritos/orais no processo de ensino-aprendizagem de Estudos Sociais?, e Que estratégias metodológicas utiliza o professor para poder desenvolver os conteúdos curriculares de Estudos Sociais? A metologia de investigação é de índole qualitativa e para a análise dos resultados foi iniciada de uma série tanto de procedimentos assim como também de técnicas, tais como são os seguintes: a observação em classes, as entrevistas e a revisão de documentos, entre outros. Da mesma maneira se espera de que os resultados desta investigação possa contribuir com elementos teóricos-práticos não somente para uma redefinição do ensino- aprendizagem de Estudos Sociais, que possa possibilitar também com o desenho de um Programa de Estudo considerando a disciplina como Ciências Sociais, mais também, para a construção de uma Proposta Educativa de Qualidade com enfoque de Pedagogia do Texto
Palavras-chave: Estudos sociais
Prática pedagógica
Estratégias metodológicas
Estudos sociais (ensino fundamental) -- El Salvador
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Cáceres, Sonia Lorena Diaz. A prática pedagógica desenvolvida por um professor no ensino-aprendizagem de estudos sociais na 5ª série do ensino fundamental em El Salvador. 2006. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9912
Data de defesa: 23-Ago-2006
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SONIA LORENA DIAZ CACERES.pdf6,05 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.