Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9915| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Análise do uso atual do sistema de numeração vigesimal em cinco comunidades Q'Eqchi de Guatemala |
| Autor(es): | Rocché, Domingo Yojcom |
| Primeiro Orientador: | Dynnikov, Circe Mary Silva da Silva |
| Resumo: | Esta investigação foi desenvolvida para analisar e compreender criticamente o uso atual do sistema de numeração vigesimal em cinco comunidades do município de Cobán do departamento (estado) de Alta Verapaz, Guatemala; como parte do compromisso adquirido com a Instituição Xch ool Ixim no processo de elaboração de uma proposta curricular de educação conforme as necessidades e exigências da população maya-q eqchi , e para responder as minhas aspirações pessoais e profissionais vinculadas com a etnomatemática. O método usado nesta investigação é de tipo etnográfico, privilegiando para sua execução e de forma complementaria três técnicas: a observação, a análise documental e a entrevista. Este método permitiu trabalhar em diferentes espaços sociais, tanto no âmbito familiar como no âmbito comunitário de cada uma das comunidades; nas quais os 23 sujeitos que incluem pais de família, professores e alunos tornaram-se os principais colaboradores desta investigação. O referente teórico usado nesta investigação considera principalmente as contribuições de Geertz, McLaren, Coe, Covo, Garces, Hatse e De Cueste, e D Ambrosio. A investigação mostra que existe uma relação entre as praticas sociais vivenciadas pelos q eqchi com os processos matemáticos de contagem, cálculo e medição; e estes são usados em distintos níveis de profundidade e apropriação, que geralmente são determinados e marcados por fatores que fomentam e/ou deterioram o uso do sistema de numeração vigesimal. Este sistema é utilizado principalmente na família, na escola e nas cerimônias mayas. Com isto se pode dizer; que o sistema vigesimal não só é importante para quantificar os bens materiais, resolver situações-problemas e conservar a cultura, mas também para manifestar-se espiritualmente |
| Abstract: | This investigation was developed to analyze and to understand the form critically the use of the System of Vigesimal Numeration in five communities of Cobán of the department of Alta Verapaz, Guatemala; like part of the acquired commitment with Xch'ool Ixim Institution to elaborate an educational curricular proposal in agreement to the necessities of the Mayan-Q eqchi population demand and to respond to my personal restlessness and professional linked with the ethnomathematic. The method used in this investigation is ethnographic type, privileging for its execution and complementaring three techniques: the observation, the documental analysis and the interview. This method allows working in different social spaces, and a lot in the family environment as in the communal environment of each one of the communities; where the 23 fellows that it includes family parents, teachers and students they transformed in the main collaborators of this investigation. The theoretical referential used in this investigation takes contributions of Geertz, McLaren, Coe, Covo, Garces, Hatse and De Cueste, and D'Ambrosio. The investigation shows that a relationship exists among the social practices experienced of the q'eqchi' with the mathematical processes of counting, calculate and measure; and these are used in different levels and appropriation that are generally determined and marked by factors that foment and/or deteriorate the use of the System of Vigesimal Numeration. This system is used mainly in the family, in the school and in the Mayan ceremonies. With this one can say; the Vigesimal System is not only important to quantify the material goods, to solve situation-problems and to conserve the culture but specially to show spiritually |
| Palavras-chave: | Sistema Vigesimal Currículo Guatemala Etno matemática Cultura Maya e Diversidade Cultural Vigesimal System Curriculum Guatemala Ethnomathematic Mayan Culture and Cultural Diversity Etnomatematica Indios Quice -- Matematica Indios da America Central -- Guatemala -- Matematica |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
| Idioma: | por |
| País: | BR |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Educação |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
| Citação: | Rocché, Domingo Yojcom. Análise do uso atual do sistema de numeração vigesimal em cinco comunidades Q'Eqchi de Guatemala. 2006. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9915 |
| Data do documento: | 4-Set-2006 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Domingo Yojcom Rocche.pdf | 5,89 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

