REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13537
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPérillat, Luciana Hortense Garcia-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4420973A8por
dc.contributor.advisor1Celani, Maria Antonieta Alba-
dc.date.accessioned2016-04-28T18:22:24Z-
dc.date.available2011-10-19-
dc.date.issued2011-10-13-
dc.identifier.citationPérillat, Luciana Hortense Garcia. A formação inicial do professor de inglês: o olhar do aluno. 2011. 97 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/13537-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é investigar a formação inicial de professores de língua inglesa lançando um olhar crítico analítico tanto sobre a organização de um curso de Letras-Inglês de uma universidade particular da cidade de São Paulo como sobre a formação pedagógico-prática nele oferecida. A investigação foi feita a partir: (a) do estudo do currículo; (b) das aulas que puderam ser assistidas das disciplinas existentes no currículo; (c) dos programas destas disciplinas; (d) da visão dos alunos sobre o curso. Esta pesquisa me fez estudar e conhecer um curso de formação inicial de professores de língua inglesa. O que parece ser inovador neste estudo é o panorama que tento construir de um curso de formação inicial a partir de uma visão global do currículo, do currículo na prática e de como os alunos vêem o curso que fazem. Fundamentam teoricamente este estudo: (a) uma visão de formador e dos em formação como sujeitos engajados e comprometidos numa transformação (Freire, 1996/2005); (b) uma visão de professor pesquisador autônomo e ligado à prática (Vygotsky 1979/ 2004); (c) a figura do formador como um pesquisador também autônomo (Wallace, 1991); (d) o currículo como instrumento da pesquisa da(s) realidade(s) de vida (Apple, 2006). Os dados foram coletados por meio de questionários, observação de aulas, análise do currículo da universidade assim como alguns programas de ensino. A análise dos resultados da pesquisa permitiu ter uma visão ampla de como está organizado esse curso de Letras-Inglês e de como os futuros professores se sentem ao receber essa formaçãopor
dc.description.abstractThe aim of this research is to investigate a pre-service English teacher education course in São Paulo by offering a critical-analytical view not only of its organization but also of the pedagogical-practical curriculum itself. The investigation was done by: (a) a study of the curriculum for the course; (b) class observation; (c) plans for some subjects; (d) the students view of the course. A panoramic view was built based on the curriculum, the curriculum in practice and on how the students see the course they have been doing. The theoretical basis for this research involves: (a) teacher educators and future teachers as engaged human beings involved in change (Freire, 1996/2005); (b) a view of an autonomous teacher-researcher involved in practice (Vygotsky 1979/ 2004); (c) the view of an educator as an autonomous researcher; (d) the curriculum as an instrument for research about reality (Apple, 2006). The data were collected using a questionnaire, observing classes in the undergraduate course and analyzing the curriculum for the course as well as the plans for some disciplines. This analysis allowed for a broad view of how the English Language Course is organized and of how the future teachers feel about the courseeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30275/Luciana%20Hortense%20Garcia%20Perillat.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentLingüísticapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação pré-serviçopor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectCursos de Letraspor
dc.subjectLicenciaturapor
dc.subjectFormadorespor
dc.subjectPre-service courseeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectLetraseng
dc.subjectPedagogical educationeng
dc.subjectEducatorseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.titleA formação inicial do professor de inglês: o olhar do alunopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luciana Hortense Garcia Perillat.pdf439,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.