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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13702
Tipo do documento: Dissertação
Título: Atividade prescrita e Atividade realizada: reflexões críticas de uma professora de Inglês
Autor: Charlariello, Luciane Nigro
Primeiro orientador: Liberali, Fernanda Coelho
Resumo: O trabalho aqui analisado está inserido na linha de pesquisa Linguagem e Educação e visa investigar a unidade didática: No-violence: It s just a game , desenvolvida por um grupo de professores da rede pública do estado de São Paulo, durante o último módulo do curso Reflexão sobre a Ação. Proponho-me a examinar essa unidade didática (atividade prescrita), explicá-la teoricamente e criticá-la com vistas, também, à sua aplicação (atividade realizada) e pretendo fazer propostas de mudanças, ou seja, o desenvolvimento da dissertação será basicamente um processo de reflexão crítica de Smith (1992): descrever, informar, confrontar e reconstruir. O presente estudo está embasado na Teoria da Atividade Sócio-Histórica-Cultural conforme discutido por Vygotsky (1924/1984, 1934/2002), Leontiev (1977,1978,1998) e Engeström (1987,1999,1999a). Também se pauta nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1996,1998), os quais foram discutidos em relação ao ensino de língua estrangeira, ao sociointeracionismo, à visão crítica de ensino-aprendizagem e à perspectiva dialógica de linguagem. Esta pesquisa foi considerada como crítica com cunho colaborativo, pois envolve o processo conjunto de investigação da ação que visa a apreensão, análise e crítica de contextos de ação com foco na sua transformação, tendo a pesquisadora como uma das participantes focais, que estuda seu contexto de ação, interfere e modifica seu contexto. Para isso, foi utilizada a análise documental (a unidade didática) e foram gravadas e transcritas as nove aulas (aplicação da unidade). Os resultados mostraram que a unidade didática e suas aulas favorecem parcialmente o desenvolvimento de base discursiva para engajamento discursivo na língua inglesa, assim como o desenvolvimento de consciência crítica, e foi totalmente pautada em tema transversal.
Abstract: ABSTRACT This work belongs to the research area Language and Education. It aims to investigate the didatic unit: No violence: It s just a game which was developed by a group of teachers, including the author. These teachers work in Public Schools of São Paulo. This unit was created during the last module of the course Reflection on Action . I set out to examine, explain theoretically and criticize this unit (prescribed activity) and its application (realized activity) and I intend to make suggestions to reconstruct it. In other words, the development of this work will be basically a process of Critic Reflection according to Smith (description, informing, confrontation and reconstruction). The theoretical framework is based on Activity Theory (Vygotsky, 1934/2002, 1924/1984; Leontiev, 1977, 1978, 1998; Engeström, 1987, 1999, 1999a).It is also based on PCNs (1996, 1998) which were discussed with regard to teaching foreign language, sociointeracionism, critical view of teaching-learning and a dialogical perspective of language. This research will be considered a critical one with a collaborative view, because it envolves the combined complex of investigation of action that aims the understanding, analysis and critic of action context aiming to the transformation of this context. The researcher is one of the participants who studies her action context, interferes and transforms her context. The methodology will be a documental analisis (the didatic unit), involving recording classes and transcription (the application of the unit).The data analysis and interpretation suggest that the didatic unit and the classes praise the development of discursive base to discursive engadgement into English language partially, and also the development of critical conscience, and it was based on transversal theme.
Palavras-chave: Professores - Formação profissional
unidade didática
atividade prescrita
atividade realizada
Language and Education
didatic unit
prescribed activity
realized activity
critic refletion
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Charlariello, Luciane Nigro. Atividade prescrita e Atividade realizada: reflexões críticas de uma professora de Inglês. 2005. 139 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13702
Data de defesa: 19-Dec-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

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