REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
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dc.creatorViana, Juliana Pontes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256845P4por
dc.contributor.advisor1Cavenaghi-Lessa, Angela-
dc.date.accessioned2016-04-28T18:24:17Z-
dc.date.available2010-07-29-
dc.date.issued2010-05-27-
dc.identifier.citationViana, Juliana Pontes. As concepções de ensino-aprendizagem de uma professora de inglês: uma relação entre prescrição e ação. 2010. 161 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/14147-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por objetivo investigar como uma professora de inglês da rede pública estadual compreende o material prescrito pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e o realiza em sala de aula. Este estudo apoia-se nos conceitos do trabalho prescrito e trabalho realizado Amigues (2004), Souza-e-Silva (2004) entre outros, nos documentos oficiais que orientam a prática dos professores de inglês no contexto educacional (São Paulo, 2008; Brasil, 1998), principais teorias de ensino-aprendizagem e questões da linguagem com foco em Vygotsky (1930/1991;1934/2000;1987/1998), prática reflexiva (Freire, 1996), Giroux (1997), Smyth (1992). A metodologia de pesquisa utilizada foi a crítica de colaboração (Magalhães, 2007) e a coleta dos dados foi feita por meio de videogravações de aulas e de audiogravação de sessões reflexivas. Para a análise e interpretação dos dados foram utilizadas as categorias de trabalho prescrito e realizado (Souza-e-Silva, 2004) para a análise das aulas e qualidade da interação (Marcuschi, 2008) e Ações Reflexivas (Smyth, 1992; Liberali, 2004; 2008). Os resultados obtidos com base na análise dos dados revelaram que a professora-participante renormaliza as prescrições desenvolvendo-as apoiada em sua experiência profissional. A pesquisa, também, apontou que apesar das tentativas da professora-pesquisadora para introduzir questionamentos, tentando pontuar algumas incoerências a fim de propiciar alguma mudança na prática, não foram fortes o suficiente para provocar reflexões na professora-participante do estudopor
dc.description.abstractThis research aimed at investigating how a State School English teacher understands the material prescribed by the São Paulo State Educational Department and implements it in the classroom. This is a study whose support are the concepts of prescribed and implemented work by Amigues (2004) and Souza-e-Silva (2004) among others; the official documents published by the Federal and State educational departments to guide the teachers practices (São Paulo, 2008; Brasil, 1998); the main teaching-learning theories and language studies which focus on Vygotsky s studies (1934/2000;1987/1998;2001); the reflective practices (Freire, 1996; Giroux, 1997; Smyth, 1992). The research methodology used was the critical collaborative research (Magalhães, 2007), and data was collected by means of video recordings of classes and audio recordings of reflective sessions. For data analysis and interpretation, the categories employed were those of prescribed and implemented work (Souza-e-Silva, 2004) for classroom actions, as well as the quality of interactions (Marcuschi, 2008) and reflective actions (Smyth, 1992; Liberali, 2004; 2008). Results obtained after analysis reveal that the teacher-participant renormalizes the prescriptions by developing them with the support of her professional experience. The research also reveals that despite the attempts by the teacher-researcher to introduce a challenge to the incoherence presented in the work, so as to allow for changes in the teacher-participant s practices to take place, the former s questions were not as strong as they ought to have been to provoke the latter s reflectionseng
dc.description.sponsorshipSecretaria da Educação do Estado de São Paulo-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/29464/Juliana%20Pontes%20Viana.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentLingüísticapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTrabalho prescrito e trabalho realizadopor
dc.subjectEnsino-aprendizagem de inglêspor
dc.subjectPrescribed workeng
dc.subjectImplemented workeng
dc.subjectTeaching-learning of englisheng
dc.subjectTeacher educationeng
dc.subjectLingua inglesa -- Estudo e ensinopor
dc.subjectProfessores de ingles -- Formacao profissionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.titleAs concepções de ensino-aprendizagem de uma professora de inglês: uma relação entre prescrição e açãopor
dc.typeDissertaçãopor
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