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Tipo do documento: Dissertação
Título: Um estudo de perspectivas teórico-clínicas nas demências: sobre a relação linguagem, memória e sujeito
Autor: Emendabili, Mariana Elza Tomaselli 
Primeiro orientador: Lier-DeVitto, Maria Francisca
Resumo: A perda de memória é o primeiro e mais importante sinal do aparecimento de quadros de demência. É recorrente, na literatura médica e fonoaudiológica, noção de linguagem como comportamento e/ou como veículo de representação internas (cognitivas). Nas demências, as falas, embora corretas do ponto de vista gramatical, são falas vazias (Landi, 2007), ou seja são falas sem sentido, alheias ao contexto interacional/social imediato. São falas desmemoriadas , sem passado. A causa da instalação desses quadros é remetida a um processo longo e lento de degeneração cerebral, cujo efeito maior, como disse, é a perda de memória que, na linguagem, se manifesta como sendo uma fala sem sujeito. Esta dissertação parte de uma teorização sobre a linguagem que toma distância da acima mencionada. Nela, há reconhecimento da autonomia das leis de referência interna da linguagem (Saussure, 1916). A linguagem não fica reduzida e submetida a outros domínios (orgânico e cognitivo/social). Nesse sentido, aproximo-me de pesquisadores do Grupo de pesquisa CNPq, liderada por Maria Francisca Lier-DeVitto e Lúcia Arantes, no LAEL e na DERDIC da PUCSP. Esta vertente teórica abre uma nova perspectiva para se pensar a relação linguagem memória. Abre, também, a possibilidade de outro olhar para uma clínica que acolhe o sujeito com demência
Abstract: Memory loss is the first and main signal of dementia diseases. The symptomatic speech manifestations are referred to in the medical e speech pathology and therapy as empty speech since although grammatically correct, speech does not convey meaning. It is said that words loose external reference. Language in such a view is nothing but behavior and vehicle of internalized concepts and information. Such a perplexing scenario is understood as caused by a neurological demage linked to a long and slow process of cerebral degeneration. The common organic-cognitive discursive trend, adopted and followed by different the two areas mentioned above, can be interpreted as a result of a steady and uniform conception of language as nomenclature (as a list of words and terms ready to represent concepts and to designate objects of the physical word). In this study not only representative essays and theoretical discussion in the areas of Medicine and Speech Therapy are examined, but also some in the field of Psychoanalysis and of Language Clinic. I depart from and try to sustain the point of view that language cannot be reduced a nomenclature. It is argued, after Saussure (1916) that language is a symbolic functioning. This study tries to shed light on the original clinical trend proposed to treat persons affected by dementia as a result of the theoretical approach adopted by researchers from the LAEL and CNPq Reseach Group: Language acquisition, language pathology and language clinic, that is supervised by Maria Francisca Lier- DeVitto and Lúcia Arantes at LAEL-PUCSPl as well as at DERDIC-PUCSP (Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação)
Palavras-chave: Language
Memory
Dementia
Demencia
Memoria
Fonoaudiologia
Linguagem
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Emendabili, Mariana Elza Tomaselli. Um estudo de perspectivas teórico-clínicas nas demências: sobre a relação linguagem, memória e sujeito. 2010. 94 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14152
Data de defesa: 18-Jun-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

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