Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16550
Tipo: | Tese |
Título: | Dificuldade de aprendizagem na escola particular: representação e ação de professores |
Autor(es): | Miele, Maria José Gonçalves |
Primeiro Orientador: | Mahoney, Abigail Alvarenga |
Resumo: | O presente estudo, realizado numa escola particular, pretende apreender a relação entre as representações sociais dos professores sobre dificuldade de aprendizagem e as suas ações no cotidiano da sala de aula. A pesquisa apresenta como sujeitos nove professores e os dados são levantados através de entrevistas individuais e observações na sala de aula. Os alunos, apontados pelos professores como tendo dificuldade de aprendizagem, são entrevistados com o objetivo de conhecer como vêem o professor e seu trabalho. As observações realizadas apresentam dados sobre as práticas pedagógicas e, conseqüentemente, sobre a ação dos professores junto aos alunos. A análise das representações dos professores e alunos tem como suporte a Teoria da Representação Social e as idéias de Henri Wallon. Como produto da análise, constatou-se que não há correspondência entre o discurso dos professores e sua prática em sala de aula |
Abstract: | Ce travail, réalisé dans W1eécole particuliere, a le but d'établir les rélations entre les représentations sociales que les professeurs ont de la difficulté d'apprentissage et le quotidien de la sane de classe. L'enquête a comme sujet neuf professeurs. Les donnécs viennent des intcrviews individuels et des observations dans la sane de classe. Les élevcs, choisis par les professeurs comme ceux qui ont des difficultés d'apprentissage, ont été interviewés pour nous faire connaítre leur avis sulle professeur et sou travail. Les observations faites présentent des données au sujet des pratiques pédagogiques et, par conséquent, de l'action des professeurs avec leurs éleves. L'analyse des représentations des professeurs et des éleves a comme support la théorie des représentations sociales et les idées d'Henri Wallon. Collune résultat de l'analyse on a pu constate un décalage entTeles discours des professeurs et leur pratique dans la salle de classe |
Palavras-chave: | Ensino programado Disturbios da aprendizagem Escolas particulares Fracasso escolar Metodos de aprendizagem Salas de aula |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Psicologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
Citação: | Miele, Maria José Gonçalves. Dificuldade de aprendizagem na escola particular: representação e ação de professores. 1993. 193 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1993. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16550 |
Data do documento: | 30-Nov-1993 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Jose Goncalves Miele.pdf Restricted Access | 7,65 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.