???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16550
Tipo do documento: Tese
Título: Dificuldade de aprendizagem na escola particular: representação e ação de professores
Autor: Miele, Maria José Gonçalves
Primeiro orientador: Mahoney, Abigail Alvarenga
Resumo: O presente estudo, realizado numa escola particular, pretende apreender a relação entre as representações sociais dos professores sobre dificuldade de aprendizagem e as suas ações no cotidiano da sala de aula. A pesquisa apresenta como sujeitos nove professores e os dados são levantados através de entrevistas individuais e observações na sala de aula. Os alunos, apontados pelos professores como tendo dificuldade de aprendizagem, são entrevistados com o objetivo de conhecer como vêem o professor e seu trabalho. As observações realizadas apresentam dados sobre as práticas pedagógicas e, conseqüentemente, sobre a ação dos professores junto aos alunos. A análise das representações dos professores e alunos tem como suporte a Teoria da Representação Social e as idéias de Henri Wallon. Como produto da análise, constatou-se que não há correspondência entre o discurso dos professores e sua prática em sala de aula
Abstract: Ce travail, réalisé dans W1eécole particuliere, a le but d'établir les rélations entre les représentations sociales que les professeurs ont de la difficulté d'apprentissage et le quotidien de la sane de classe. L'enquête a comme sujet neuf professeurs. Les donnécs viennent des intcrviews individuels et des observations dans la sane de classe. Les élevcs, choisis par les professeurs comme ceux qui ont des difficultés d'apprentissage, ont été interviewés pour nous faire connaítre leur avis sulle professeur et sou travail. Les observations faites présentent des données au sujet des pratiques pédagogiques et, par conséquent, de l'action des professeurs avec leurs éleves. L'analyse des représentations des professeurs et des éleves a comme support la théorie des représentations sociales et les idées d'Henri Wallon. Collune résultat de l'analyse on a pu constate un décalage entTeles discours des professeurs et leur pratique dans la salle de classe
Palavras-chave: Ensino programado
Disturbios da aprendizagem
Escolas particulares
Fracasso escolar
Metodos de aprendizagem
Salas de aula
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Miele, Maria José Gonçalves. Dificuldade de aprendizagem na escola particular: representação e ação de professores. 1993. 193 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1993.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16550
Data de defesa: 30-Nov-1993
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Jose Goncalves Miele.pdf7,65 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.