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Tipo do documento: Dissertação
Título: Sentimentos de professores(as) diante da indisciplina de alunos(as) adolescentes no ensino fundamental
Autor: Chaves, Rosa Silvia Lopes
Primeiro orientador: Mahoney, Abigail Alvarenga
Resumo: O foco principal da pesquisa foi a investigação dos sentimentos de professores e professoras diante da indisciplina de alunos e alunas adolescentes em sala de aula. A perspectiva de gênero constituiu-se subcategoria principal do problema a ser pesquisado. Os objetivos que se apresentaram foram: identificar os sentimentos de professores e professoras com relação à indisciplina, investigar a influência das identidades sociais de gênero nos sentimentos evidenciados e nas expectativas docentes com relação aos comportamentos considerados indisciplinados em sala de aula. Interessou saber como eram percebidas e sentidas as diferentes formas de intervenção que pautavam a conduta docente em relação ao par dialético indisciplina/disciplina. Na discussão dos dados, as principais categorias foram: sentimentos de professores com relação à indisciplina em sala de aula e sentimentos de professoras com relação à indisciplina em sala de aula. Cada uma das categorias teve duas subcategorias: sentimentos em relação ao aluno adolescente considerado indisciplinado e sentimentos em relação à aluna adolescente considerada indisciplinada. Os dados foram analisados à luz do referencial teórico de Henry Wallon, pois neste referencial a pessoa constitui-se na relação com os diversos meios e se constrói a partir da integração dos domínios funcionais: afetivo, cognitivo e motor. Este referencial possibilitou elementos para nortear o olhar da pesquisadora na investigação dos sentimentos diante do par dialético indisciplina- disciplina. Participaram da pesquisa quatro professores (as) do ensino fundamental II da rede municipal. Destes (as) dois de ambos os sexos tinham até nove anos na carreira docente e dois com mais de vinte anos na carreira.
Abstract: The focus of the research was the investigation of male and female teachers feelings concerning teenagers students indiscipline in the classroom. The gender perspective formed the main subcategory of the problem to be researched. The presented objectives were identify these teachers feelings, investigate the influence of the social identities of gender in the showed feelings as well the instructors expectations related to the indiscipline behavior in the classroom. It was interesting to know how the different ways of teachers interventions were realized and felt concerning the dialectic indiscipline/ discipline. The principal category in the data discussion was the teachers feelings concerning the indiscipline in the classroom. This category had two subcategories, the feelings concerning the male teenager students indiscipline and the female students. The data were analyzed according to Henry Wallon s theoretical reference. According to him, the person is formed relating to diverse environments and is structured by the integration of the affective, cognitive and motion functional powers. The reference has provided elements which guided the researcher s focus in the feelings investigation concerning the dialectic indiscipline/ discipline. Four teachers from municipal elementary schools participated in the research. Two of them, a man and a woman, have been teaching for around nine years, and the other two have had a more than twenty year experience.
Palavras-chave: Sentimentos
Indisciplina
Relação professor aluno
Disciplina escolar
Professores de ensino fundamental
Estudantes do ensino fundamental
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Chaves, Rosa Silvia Lopes. Sentimentos de professores(as) diante da indisciplina de alunos(as) adolescentes no ensino fundamental. 2005. 244 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16584
Data de defesa: 12-Aug-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

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