REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/19521
Tipo: Dissertação
Título: Palestras TED: um novo gênero do discurso?
Autor(es): Miranda, Alessandra Alves Pereira Braga de
Primeiro Orientador: Silva, Maria Cecília Pérez de Souza e
Resumo: Assim como na Grécia Antiga, o falar em público voltou a ser valorizado na contemporaneidade, mas de modo esculpido pelo contexto sócio-histórico. Indícios desse fenômeno encontram-se no surgimento de empresas especializadas em criar apresentações corporativas, no aumento de busca por palestrantes no mercado e, em especial, no alto número de visualizações de palestras com difusão pela internet. Seu exemplo mais significativo constitui o objeto desta pesquisa: a palestra TED, a conferência que reúne profissionais de diferentes áreas de estudo e diferentes lugares do mundo, as quais são disponibilizadas em vídeos que atingiram mais de um bilhão de visualizações em 2012. Entender o funcionamento de tais palestras na contemporaneidade constitui o objetivo desta pesquisa. Que fatores motivaram a disseminação das palestras TED? Tais palestras estão dando origem a um novo gênero discursivo? Se sim, que traços o caracterizam? Para responder a essas questões foram examinados vídeos das palestras TED com base na perspectiva enunciativo-discursiva, como proposta por Maingueneau. Do ponto de vista teóricometodológico, foram mobilizadas as noções de cenas de enunciação, aí compreendidas cena englobante, cena genérica e cenografia, e a relação mídium e discurso. Foram selecionados e analisados três vídeos, com base em critérios de visibilidade, representatividade e temporalidade. Os resultados obtidos permitem identificar traços que apontam o surgimento de um novo gênero do discurso; e, ao mesmo tempo, instigam uma reflexão a respeito da possibilidade de pensá-las como um hipergênero. A pesquisa possibilita depreender uma relação entre as palestras TED e outros gêneros discursivos, inclusive seus desdobramentos, com as adequações necessárias, no âmbito da educação
Abstract: Modern society attaches great importance to the act of speaking in public, not unlike the Ancient Greek, though with considerable change in the socio-historical context. Evidence of this phenomenon are the emergence of companies specialized in creating corporate presentations, the thriving market for speakers, and particularly the substantial number of prominent broadcast lectures accessible on the Internet. A significant example is the object of this research: the TED lectures, available on video, that have reached more than one billion views in 2012, bringing together professionals from different fields of study and different parts of the world. The purpose of this research is to understand the functioning of such lectures in contemporary times. What factors led to the widespread dissemination of TED talks? Are such talks giving rise to a new genre of discourse? If so, what traits characterize it? To answer these questions we examined videos of TED talks based on an enunciative-discursive perspective, as proposed by Maingueneau. From the theoretical and methodological point of view, we worked with the notion of enunciation scenes, included therein the concepts of encompassing scene, generic scene and scenography, and the relationship between medium and discourse. Three videos were selected for this analysis based on their visibility, representativeness and timeliness criteria. The results allow us to identify traits that indicate the emergence of a new genre of discourse, as well as foment a reflection on the possibility of thinking TED talks as a hipergenre. This research also enables us to infer a relationship between TED talks and other genres, including their development, with the necessary adjustments, in education
Palavras-chave: Análise do discurso de tradição francesa
Gêneros do discurso
Cenas de enunciação
Palestras TED
Discourse Analysis of French tradition
Discourse genres
Enunciation scenes
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Miranda, Alessandra Alves Pereira Braga de. Palestras TED: um novo gênero do discurso?. 2016. 157 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19521
Data do documento: 24-Nov-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alessandra Alves Pereira Braga de Miranda.pdf8,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.