REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/20853
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Felipe de Almeida-
dc.contributor.advisor1Igliori, Sonia Barbosa Camargo-
dc.date.accessioned2018-03-07T14:14:28Z-
dc.date.issued2017-11-29-
dc.identifier.citationCosta, Felipe de Almeida. O ensino de funções trigonométricas com o uso da modelagem matemática sob a perspectiva da teoria da aprendizagem significativa. 2017. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/20853-
dc.description.resumoA presente pesquisa se insere no âmbito das investigações sobre o uso da modelagem matemática como estratégia de ensino. Ela teve como proposta a elaboração e a aplicação de uma sequência didática norteada pelos princípios da modelagem, para o ensino das funções trigonométricas seno e cosseno. As possibilidades de essas funções poderem expressar fenômenos periódicos foi um fator da escolha. O objetivo principal da investigação foi analisar os efeitos do uso dessa estratégia no ensino, no sentido de propiciar aprendizagem com significado para os alunos. Os sujeitos da pesquisa foram alunos da 3ª série do ensino médio de uma escola pública de São Paulo. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, a observação participante, sendo os dados coletados a partir de atividades contextualizadas, com a elaboração de modelos. A orientação para o desenvolvimento da modelagem foi uma daquelas indicadas por Barbosa e a análise de aprendizagem norteou-se pela teoria de aprendizagem significativa de Ausubel. A sequência didática foi elaborada considerando-se o papel de âncora, de acordo com essa teoria, os movimentos periódicos da natureza que pudessem ser expressos por funções matemáticas que os modelavam, no caso as funções trigonométricas seno e cosseno. Com esse procedimento pode-se, por meio delas, levantar conjecturas a respeito desses fenômenos. Como resultado pode-se constatar que o uso da modelagem matemática pode ser uma opção fértil de estratégia de ensino de matemática, pois apresenta condições para potencializar a aprendizagem dos alunos. E também pode-se analisar que, no processo de modelagem há a possibilidade de os alunos participarem da construção do um novo conhecimento, e nessa construção realizarem aprendizado com significado. Além disso, destaca-se como potencial do uso da modelagem, a formação do pensamento crítico do aluno, pois por meio dela pode-se estabelecer relações entre conceitos matemáticos que estão sendo ensinados e fenômenos naturaispor
dc.description.abstractThis research is part of the research on the use of mathematical modeling as a teaching strategy. It was proposed the elaboration and application of a didactic sequence guided by the principles of modeling, for the teaching of sine and cosine trigonometric functions. The possibilities of these functions being able to express periodic phenomena was a factor of choice. The main objective of the research was to analyze the effects of the use of this strategy in teaching, in order to provide meaningful learning for students. The subjects of the research were high school students of a public school in São Paulo. The methodology used was of qualitative nature, the participant observation, being the data collected from contextualized activities, with the elaboration of models. The orientation to the development of the modeling was one of those indicated by Barbosa and the analysis of learning was guided by the learning theory of Ausubel. The didactic sequence was elaborated considering the role of anchor, according to this theory, the periodic movements of the nature that could be expressed by mathematical functions that shaped them, in this case the sine and cosine trigonometric functions. With this procedure one can, through them, raise conjectures about these phenomena. As a result it can be seen that the use of mathematical modeling can be a fertile option of mathematics teaching strategy, since it presents conditions to enhance students' learning. And it can also be analyzed that in the modeling process there is the possibility of the students participating in the construction of a new knowledge, and in this construction they realize meaningful learning. In addition, the potential of the use of modeling, the formation of critical thinking of the student, is highlighted as it can establish relationships between mathematical concepts being taught and natural phenomenaeng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/44743/Felipe%20de%20Almeida%20Costa.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectFunções trigonométricaspor
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinoeng
dc.subjectMathematical educationpor
dc.subjectTrigonometrical functionseng
dc.subjectMathematical - Study and teachingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleO ensino de funções trigonométricas com o uso da modelagem matemática sob a perspectiva da teoria da aprendizagem significativapor
dc.title.alternativeThe teaching of trigonometric functions with the use of mathematical modeling from the perspective of the theory of significant learningeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Felipe de Almeida Costa.pdf7,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.