Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23669
Tipo: | Tese |
Título: | Um estudo da gênese documental de professores para função de uma variável real com várias sentenças matemáticas |
Autor(es): | Xavier Neto, Armênio Lannes |
Primeiro Orientador: | Silva, Maria José Ferreira da |
Resumo: | Esta pesquisa focou em uma formação continuada de professores de matemática para o ensino de função, tendo como quadro teórico a Abordagem Documental do Didático (ADD) e a Orquestração Instrumental (OI), e como sujeitos de pesquisa professores oriundos de escolas públicas e privadas da educação básica. O objetivo da investigação foi estudar de que maneira a construção de documentos para introduzir o estudo de função, com um coletivo de professores em uma formação continuada, pode impulsionar o desenvolvimento profissional desse grupo. Para tal fim, foi utilizada a metodologia de investigação reflexiva, que possui cinco princípios. Os três primeiros são dedicados aos acompanhamentos a longo prazo, dentro e fora da sala de aula e reflexivo do trabalho de documentação, enquanto os dois últimos são voltados à ampla coleta dos recursos materiais utilizados e produzidos e à confrontação permanente das opiniões dos professores a respeito de seu trabalho documental. Para procurar responder aos desafios específicos provocados pela problemática, inicialmente foram realizados estudos preliminares de natureza histórica, epistemológica e didática que trouxeram à tona detalhes da construção da definição formal de função e seu imbricamento com função com várias sentenças matemáticas (FVSM) de uma variável real. Tais estudos permitiram estruturar a formação continuada em duas fases: uma denominada preparação, e outra, estritamente vinculada à primeira, denominada execução. A fase preparação objetivou mapear recursos e conhecimentos dos participantes sobre o ensino de função, bem como compreender a estrutura de seu sistema de recursos. A fase execução foi destinada à vivência de um conjunto de situações viabilizadas por OIs, com o intuito de elaborar, aplicar e criticar uma sequência de situações educacionais (SSE), tendo como pano de fundo a apropriação de um modelo para introduzir o ensino de função a partir da FVSM. Os resultados obtidos durante a fase preparação permitiram compreender a estrutura do sistema de recursos dos sujeitos de pesquisa, e a identificação de seus conhecimentos possibilitou interpretar suas escolhas para introduzir o ensino desse tema. O acompanhamento das situações vivenciadas, ao longo da fase execução, permitiu identificar esquemas documentais e classes de situações mobilizadas para a construção de documentos, bem como inferir acerca do desenvolvimento profissional dos envolvidos. Em relação ao objetivo da investigação, pode-se afirmar que o estudo da construção de documentos foi observado quando os participantes resolviam, elaboravam, aplicavam ou criticavam a SSE, concluindo-se que a gênese documental foi adequada para acompanhar o desenvolvimento profissional dos participantes da formação continuada |
Abstract: | This research focused on the formation of mathematics teachers for the teaching of function with the Documentational Approach to Didactics (DAD) and Instrumental Orchestration (IO) as the theoretical framework and as research subjects’ teachers from public and private schools of basic education. The objective of the investigation was to study how the construction of documents to introduce the study of function with a collective of teachers in a continuing education can boost the professional development of this group. For this purpose, the reflective investigation methodology was used, which has five principles. The first three are dedicated to long-term follow-ups, inside and outside the classroom and reflective of the documentation work, while the last two, focused on the extensive collection of material resources used and produced and the permanent confrontation of teachers' opinions regarding their documentary work. To try to answer specific challenges caused by the problem, preliminary studies of a historical, epistemological and didactic nature were initially carried out, which brought to the fore details about the formation of the formal definition of function and its overlap with the Piecewise Defined Function (PDF). Such studies allowed to structure the continuing education that was organized to be developed in two phases: one called preparation and a second, strictly linked to the first, called execution. The preparation phase aimed to map the participants' resources and knowledge about teaching function, as well as to understand the structure of their resource system, while the execution phase was aimed at experiencing a set of situations made possible by IOs, in order to elaborate, apply and criticize a Sequence of Educational Situations (SES), having as a background the appropriation of a model to introduce the teaching of function from the PDF. The results obtained during the preparation phase made it possible to understand the structure of the research subjects' resource system and the identification of their knowledge made it possible to interpret their choices in introducing the teaching of the theme. The monitoring of the situations experienced by the subjects throughout the execution phase, allowed to identify documentary schemes and classes of situations mobilized for the construction of documents, as well as to infer about their professional development. Regarding the objective of the investigation, it can be said that the study of document construction was observed when the participants resolved, elaborated, applied or criticized the SSE, concluding that the documentary genesis was adequate to accompany the professional development of participants in continuing education |
Palavras-chave: | Professores de matemática - Educação (Educação permanente) Funções (Matemática) - Estudo e ensino Função de uma variável real com várias sentenças matemáticas Mathematics teachers - Education (Continuing education) Functions - Study and teaching Piecewise Defined Function |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
Citação: | Xavier Neto, Armênio Lannes. Um estudo da gênese documental de professores para função de uma variável real com várias sentenças matemáticas. 2021. 338 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23669 |
Data do documento: | 31-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Armenio Lannes Xavier Neto.pdf | 5,61 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.