REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23854
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMascarenhas, Mariana Gomes-
dc.contributor.advisor1Campilongo, Celso Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8906056172216337pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-03T13:29:05Z-
dc.date.available2021-11-03T13:29:05Z-
dc.date.issued2021-08-05-
dc.identifier.citationMascarenhas, Mariana Gomes . O papel da escola como resistência ao bloqueio da complexidade da vida: uma análise crítica do movimento Escola sem Partido. 2021. Dissertação (Mestrado em Direito) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23854-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo examinar a possibilidade de um ensino neutro, livre de valores – exigência do movimento Escola sem Partido –, sob o destaque do papel das instituições educativas como resistência às tentativas de bloqueio da complexidade da vida. Mostra sua pertinência diante dos constantes ataques políticos direcionados às escolas e universidades brasileiras, alvos de fake news e histórias distorcidas, além do aumento de episódios de censura a professores e alunos dentro e fora desses ambientes. Apoia-se nas hipóteses de que: o movimento Escola sem Partido possua caráter ideológico; a escola e a ciência tenham o papel de resistir aos ataques contra a democracia; o conceito de conhecimento absoluto e objetivo de uma realidade seja uma ficção; a exigência de neutralidade nas escolas seja, além de autoritária, incompatível com o Estado democrático de Direito, a liberdade e o pluralismo. Utiliza o método analítico, composto por pesquisa doutrinária e jurisprudencial. Max Weber, Theodor Adorno, Jürgen Habermas, Marilena Chauí, Adam Przeworski, Heinz Von Foerster, Paulo Freire e Judith Butler compõem o quadro teórico central deste trabalho. Dentre os principais resultados obtidos, cita-se a inexistência de objetividade científica – o que não significa que a ciência seja completamente subjetiva, mas se encontra sempre aberta a inúmeras possibilidades e quanto mais reconhece ser impossível representar/descobrir uma realidade exata, menos se aproxima de uma ideologia; a inviabilidade de neutralidade na educação – que não pode ser alcançada por conta da impossibilidade de não comunicar, pelo fato de seres humanos possuírem cultura, serem frutos das próprias experiências e interesses, e porque a Constituição determina um núcleo de valores a serem observados nos processos de aprendizagem; o caráter ideológico do próprio movimento Escola sem Partido que, apesar de argumentar que atua em prol da liberdade dos alunos e contra o que classifica como “ideologia de gênero”, trabalha para impedir que os indivíduos estejam abertos para as incertezas da vida e da democraciapt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to examine the possibility of neutral teaching, free of values, a requirement of the School without Party movement, underlining the role of educational institutions as resistance to attempts to blocking the complexity of life. It shows its relevance in the face of constant political attacks directed at Brazilian schools and universities, targets of fake news and distorted stories, in addition to the increasing number of censorship episodes of teachers and students inside and outside these environments. It is supported by hypotheses such as: the School without Party movement has an ideological character; school and science have the role of resisting attacks against democracy; the concept of absolute and objective knowledge of a reality as fiction; the demand for neutrality in schools is, in addition to being authoritarian, incompatible with the democratic rule of law, freedom and pluralism. It uses the analytical method, consisting of doctrinal and jurisprudential research. Max Weber, Theodor Adorno, Jürgen Habermas, Marilena Chauí, Adam Przeworski, Heinz Von Foerster, Paulo Freire and Judith Butler make up the central theoretical framework of this work. Among the main results obtained are: the lack of scientific objectivity – which does not mean that science is completely subjective, it is always open to countless possibilities and the more it recognizes that it is impossible to represent/discover an exact reality, the less it approaches an ideology; the impossibility of neutrality in education - which cannot be achieved due to the impossibility of not communicating, because human beings have culture, are the result of their own experiences and interests, and because the Constitution determines a core of values to be observed in learning processes; the ideological character of the School without Party movement itself, which, despite arguing that it works for the freedom of students and against what it classifies as “gender ideology”, works to prevent individuals from being open to the uncertainties of life and democracyen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Direitopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPartidopt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectSchoolen_US
dc.subjectPartyen_US
dc.subjectScienceen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleO papel da escola como resistência ao bloqueio da complexidade da vida: uma análise crítica do movimento Escola sem Partidopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mariana Gomes Mascarenhas.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.