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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24230
Tipo: | Tese |
Título: | Um percurso de estudo e pesquisa para a formação de professores em cursos de ciências e engenharia: introdução ao estudo de vetores |
Autor(es): | Valenzuela, Maritza Luna |
Primeiro Orientador: | Silva, Maria José Ferreira da |
Resumo: | Esta pesquisa se insere no campo da formação de professores de Matemática para o ensino da geometria vetorial (vetor, propriedades e justificações), tendo como quadro teórico a Teoria Antropológica do Didático e, como participantes da pesquisa, estudantes de mestrado de Ensino de Matemática no Peru. A pesquisa tem como objetivo investigar como um dispositivo de Percurso de Estudo e Pesquisa para Formação de Professores (PEP-FP) pode contribuir, em particular para esse grupo de professores em formação, para que tenham uma visão crítica, para que possam questionar, analisar, desenhar e experimentar processos de ensino com respeito ao objeto matemático vetor para assim poderem introduzir a geometria vetorial. O dispositivo PEP-FP mostra a transição do monumentalismo e das visitas das obras para o questionamento do mundo. E, para tanto, usa como metodologia de pesquisa do tipo qualitativa baseada na Engenharia Didática, e que possui quatro etapas: a primeira etapa é a análise preliminar, que é praxeológica e o estudo das três dimensões do problema didático (epistemológica, econômica e ecológica) e também aqui se fez a construção do modelo epistemológico de referência considerando as praxeologias que têm como razão de ser o objeto matemático vetor; a segunda etapa é o desenho e análise a priori, em que se planeja a proposta do dispositivo de PEPFP; a terceira é a análise in vivo considerando as dialéticas fundamentais e a quarta etapa é a análise a posteriori. Como resultado temos que o PEP-FP contribuiu na formação deste grupo de estudantes de mestrado que, ao final, propuseram novas questões geratrizes para introduzir o estudo da geometria vetorial, além da metodologia para o estudo do objeto matemático. A metodologia de pesquisa utilizada neste trabalho permitiu criar as condições para uma conexão entre o Modelo Epistemológico de Referência e o PEP-FP e trouxe contribuições para o Modelo Epistemológico Vigente para o ensino da introdução da geometria vetorial na formação de professores |
Abstract: | This research is part of the field of training mathematics teachers to teach vector geometry (vector, properties and justifications), having the Anthropological Theory of Didactics (TAD) as a theoretical framework, and students of the Master's Degree in Education as research participants. Mathematics of Peru. The research aims to investigate how a device of Study and Research Pathways for Teacher Education (PEP-FP) can contribute, in particular, for this group of teachers in training to have a critical view, to question, analyze, design and experiment teaching processes with respect to the vector mathematical object to introduce vector geometry. The PEP-FP device shows the transition between monumentalism and visits of works to questioning the world. For which it has a qualitative research methodology based on Didactic Engineering, which has four stages: the first stage is the preliminary analysis in which the praxeological analysis and the study of the three dimensions of the didactic problem (epistemological, economic and and also here the construction of the epistemological reference model was made considering the praxeology that has as its reason for being the vector mathematical object, the second stage is the design and analysis a priori, in which the proposal of the PEP- FP, the third is the in vivo analysis considering the fundamental dialectics and the fourth step is the a posteriori analysis. As a result, we have that the PEP-FP contributed to the formation of this group of master's students who, at the end, proposed new generating questions to introduce them to the study of vector geometry, in addition to the methodology for the study of the mathematical object. The research methodology used in this work allowed the conditions for a connection between the Epistemological Reference Model and the PEP – FP and brought contributions to the Current Epistemological Model for teaching the introduction of vector geometry in teacher education |
Palavras-chave: | Professores de matemática - Formação profissional Geometria vetorial Teoria Antropológica do Didático Mathematics teachers - Occupational training Vector geometry Anthropological Theory of Didactics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
Citação: | Valenzuela, Maritza Luna. Um percurso de estudo e pesquisa para a formação de professores em cursos de ciências e engenharia: introdução ao estudo de vetores. 2021. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24230 |
Data do documento: | 3-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
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