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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24253
Tipo: | Tese |
Título: | Lembrar para variar: estudo experimental das relações entre autodiscriminação e variabilidade comportamental reforçada em humanos |
Autor(es): | Leite, Emerson Ferreira da Costa |
Primeiro Orientador: | Micheletto, Nilza |
Resumo: | Estudos experimentais em Análise do Comportamento têm demonstrado consistentemente o efeito de contingências de reforçamento sobre o aumento da variabilidade comportamental em não-humanos e humanos. Apesar da regularidade nos dados apresentados por esta literatura, as interpretações dadas aos mesmos são bastante diversas, de modo que há muitas controvérsias sobre a explicação para a variabilidade comportamental reforçada. No presente trabalho foram realizados dois estudos relacionados a essa questão. No Estudo 1, foi realizada uma revisão da literatura de variabilidade com o objetivo de identificar e caracterizar tais interpretações, seus fundamentos e as críticas a elas direcionadas. Foram identificadas interpretações que envolvem a noção de variar como um comportamento operante ou, pelo menos, como uma dimensão operante do comportamento (Page & Neuringer, 1985; Neuringer, 2002, 2003, 2004, 2009, 2012; Neuringer & Jensen, 2010, 2012, 2013; Doughty & Galizio, 2015; Rodriguez & Thompson, 2015), e interpretações que dispensam tal noção ao propor que a variabilidade reforçada é um efeito secundário de outros processos presentes em contingências de variação (Machado, 1989, 1992, 1997; Holth, 2012a, 2012b, 2016; Machado & Tonneau, 2012; Barba, 2015; Nergaard & Holth, 2020), sendo que nem todas as interpretações encontradas dispõem de bases empíricas bem estabelecidas e apenas algumas foram comentadas e criticadas pelos autores da área. No Estudo 2, foram realizados três experimentos com o objetivo de investigar as possíveis relações entre autodiscriminações (lembrar o próprio comportamento) e variabilidade reforçada, relação frequentemente mencionada em diferentes interpretações para a variabilidade comportamental reforçada e em particular pela hipótese de variabilidade baseada em memória formalizada por Neuringer (2002). Os experimentos compararam os níveis de variabilidade obtidos em condições nas quais houve e nas quais não houve reforçamento planejado para um responder sob controle do próprio comportamento passado, avaliando-se, em cada um, o papel de diferentes dimensões do próprio comportamento como estímulo modelo em discriminações condicionais arbitrárias, a saber: a resposta unitária em uma sequência de respostas (Exp. 1), a sequência de respostas como unidade comportamental (Exp. 2) e séries de duas sequências consecutivas (Exp. 3). Em conjunto, os resultados sugerem que o estabelecimento de autodiscriminações não afeta a variabilidade comportamental reforçada, em consonância com outros estudos da literatura. Além disso, a ausência de alterações na variabilidade com o treino de autodiscriminações independeu da dimensão do responder utilizada como estímulo modelo |
Abstract: | Sem abstract |
Palavras-chave: | Variabilidade comportamental Autodiscriminação Lembrar |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento |
Citação: | Leite, Emerson Ferreira da Costa. Lembrar para variar: estudo experimental das relações entre autodiscriminação e variabilidade comportamental reforçada em humanos. 2021. Tese (Doutorado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24253 |
Data do documento: | 1-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento |
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