REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26520
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Clederson Passos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6121846293171560pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maria José Ferreira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9339055052599639pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-04T15:50:19Z-
dc.date.available2022-07-04T15:50:19Z-
dc.date.issued2022-05-18-
dc.identifier.citationAlves, Clederson Passos. Introdução ao conceito de função no nono ano do Ensino Fundamental por meio de função definida por várias sentenças. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26520-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar a construção e significados para o conceito de Função em alunos do nono ano do Ensino Fundamental por meio de situações que tratam de Funções Definidas por Várias Sentenças matemáticas. Apoiados nas Teoria das Situações Didáticas (TSD) e Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), elaboramos e/ou adaptamos uma sequência didática com o intuito de apresentar o objeto matemático em estudo. Adotamos como metodologia os pressupostos da Engenharia Didática, por isso realizamos os estudos prévios incluindo o desenvolvimento do conceito de Função e os estudos dos documentos oficiais que regem a Educação Básica no Estado. Aplicamos a sequência em oito alunos de uma escola pública da capital Paulista, mas somente os dados de quatro alunos foram analisados devido os problemas no equipamento de gravação. Durante o desenvolvimento da sequência percebemos todas as fases da TSD e as conversões de registros da TRRS e com base nos resultados obtidos, consideramos que foi validada a nossa engenharia didática, haja vista, que ao final da sequência os alunos foram capazes de construir significados para o conceito de Funçãopt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the construction and meanings for the concept of Function in students of the ninth year of Elementary School through situations that deal with Functions Defined by Several Mathematical Sentences. Based on the Theory of Didactic Situations (TSD) and Theory of Registers of Semiotic Representation (TRRS), we elaborated and/or adapted a didactic sequence to present the mathematical object under study. We adopted the assumptions of Didactic Engineering as a methodology, so we carried out previous studies including the development of the concept of Function and the studies of the official documents that govern Basic Education in the State. We applied the sequence to eight students from a public school in the capital of São Paulo, but only data from four students were analyzed due to problems in the recording equipment. During the development of the sequence we realized all the phases of the TSD and the conversions of TRRS records and based on the results obtained, we considered that our didactic engineering was validated, given that at the end of the sequence the students were able to construct meanings for the concept of Functionen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemáticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria da situações didáticaspt_BR
dc.subjectTeoria de registros de representação semióticaspt_BR
dc.subjectEngenharia didáticapt_BR
dc.subjectIntrodução ao conceito de Funçãopt_BR
dc.subjectTheory of didactic situationsen_US
dc.subjectTheory of semiotic representation recordsen_US
dc.subjectDidactic Engineeringen_US
dc.subjectIntroduction to the Function concepten_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleIntrodução ao conceito de função no nono ano do Ensino Fundamental por meio de função definida por várias sentençaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Clederson Passos Alves.pdf1,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.