Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26520
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Alves, Clederson Passos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6121846293171560 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Maria José Ferreira da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9339055052599639 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-04T15:50:19Z | - |
dc.date.available | 2022-07-04T15:50:19Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-18 | - |
dc.identifier.citation | Alves, Clederson Passos. Introdução ao conceito de função no nono ano do Ensino Fundamental por meio de função definida por várias sentenças. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26520 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo analisar a construção e significados para o conceito de Função em alunos do nono ano do Ensino Fundamental por meio de situações que tratam de Funções Definidas por Várias Sentenças matemáticas. Apoiados nas Teoria das Situações Didáticas (TSD) e Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), elaboramos e/ou adaptamos uma sequência didática com o intuito de apresentar o objeto matemático em estudo. Adotamos como metodologia os pressupostos da Engenharia Didática, por isso realizamos os estudos prévios incluindo o desenvolvimento do conceito de Função e os estudos dos documentos oficiais que regem a Educação Básica no Estado. Aplicamos a sequência em oito alunos de uma escola pública da capital Paulista, mas somente os dados de quatro alunos foram analisados devido os problemas no equipamento de gravação. Durante o desenvolvimento da sequência percebemos todas as fases da TSD e as conversões de registros da TRRS e com base nos resultados obtidos, consideramos que foi validada a nossa engenharia didática, haja vista, que ao final da sequência os alunos foram capazes de construir significados para o conceito de Função | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work aims to analyze the construction and meanings for the concept of Function in students of the ninth year of Elementary School through situations that deal with Functions Defined by Several Mathematical Sentences. Based on the Theory of Didactic Situations (TSD) and Theory of Registers of Semiotic Representation (TRRS), we elaborated and/or adapted a didactic sequence to present the mathematical object under study. We adopted the assumptions of Didactic Engineering as a methodology, so we carried out previous studies including the development of the concept of Function and the studies of the official documents that govern Basic Education in the State. We applied the sequence to eight students from a public school in the capital of São Paulo, but only data from four students were analyzed due to problems in the recording equipment. During the development of the sequence we realized all the phases of the TSD and the conversions of TRRS records and based on the results obtained, we considered that our didactic engineering was validated, given that at the end of the sequence the students were able to construct meanings for the concept of Function | en_US |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Teoria da situações didáticas | pt_BR |
dc.subject | Teoria de registros de representação semióticas | pt_BR |
dc.subject | Engenharia didática | pt_BR |
dc.subject | Introdução ao conceito de Função | pt_BR |
dc.subject | Theory of didactic situations | en_US |
dc.subject | Theory of semiotic representation records | en_US |
dc.subject | Didactic Engineering | en_US |
dc.subject | Introduction to the Function concept | en_US |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | Introdução ao conceito de função no nono ano do Ensino Fundamental por meio de função definida por várias sentenças | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Clederson Passos Alves.pdf | 1,63 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.