REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26827
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Videoclipes de filmes e a motivação para a aprendizagem de língua inglesa: uma experiência com alunos do 8º ano de uma escola pública
Autor(es): Ikuno, Leila Seimi Ikuno
Primeiro Orientador: Duarte, Vera Lucia Cabrera
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar a contribuição de uma proposta didática que usa o videoclipe de filmes em língua inglesa para a motivação à aprendizagem de Língua Inglesa como língua adicional, com foco nos alunos do Ensino Fundamental II. O referencial teórico que embasa este estudo apoia-se nos conceitos da Teoria Humanista: a Aprendizagem Significativa e a Aprendizagem Centrada no Aluno, de Carl Rogers (1972), psicólogo Norte Americano. No que diz respeito à motivação, este trabalho baseia-se nos conceitos de Gardner R.C. (2010) sobre a motivação e a aquisição da língua adicional. Quanto ao uso do audiovisual, essa pesquisa é embasada por Barbero, J.M. (2014) e seus conceitos sobre a Comunicação na Educação. Este estudo está inserido na abordagem da pesquisa interpretativa, com a utilização de Estudo de Caso, seguindo a linha de Yin, K.R (2015), e foi concretizado por meio de rodas de conversa, relatos dos alunos e notas de campo para a coleta de dados. Os resultados revelam que os alunos se sentem motivados para participarem das aulas de inglês que utiliza o videoclipe de filme, independente do tema do videoclipe, ou de ser apresentado no início ou término de um conteúdo novo. E ressalta a importância de um professor possuir uma atitude de empatia pelos alunos, para que possa escolher os temas dos videoclipes que mais se adequem aos seus interesses
Palavras-chave: Teorias da aprendizagem
Motivação
Videoclipe
Língua Inglesa
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26827
Data do documento: 20-Dez-2019
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leila Seimi Ikuno.pdf616,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.