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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27202| Tipo: | Dissertação |
| Título: | A sabedoria em Aristóteles: a educação como um instrumento necessário à justiça social |
| Título(s) alternativo(s): | Wisdom in Aristotle: education as a necessary instrument for social justice |
| Autor(es): | Davanço Neto, Gilberto |
| Primeiro Orientador: | Chalita, Gabriel |
| Resumo: | Este trabalho acadêmico, com base na sabedoria em Aristóteles, pretende responder à questão de qual maneira é possível construir uma sociedade (pólis) justa, ordenada e virtuosa, para que todos os cidadãos possam alcançar o Bem supremo, isto é, a eudaimonía, este que é o objetivo da ética em Aristóteles. Para esta tarefa, utiliza-se o método exploratório indutivo, através da revisão bibliográfica das obras de Aristóteles e, sob a ótica de relevantes estudiosos desses textos. Tal resposta é buscada levando em conta que existem os desvios morais dos cidadãos, isto é, os extremismos que se dão no excesso e na escassez ao se deliberar as suas vontades, os quais refletem na pólis. Para solucionar esta questão, Aristóteles demonstra a necessidade da educação humanística (paideia). De certo modo, a educação ocorre por meio do hábito, de ações reiteradas e prudentes, que visam o meio-termo entre os extremismos da escassez e do excesso. Desse modo, ao deliberarem as suas virtudes em excelência, os cidadãos poderão atingir a Areté. Ademais, as ações justas dos cidadãos irão refletir em um ciclo virtuoso entre, pólis e cidadãos. Entretanto, para que seja possível aos cidadãos as condições necessárias para atingirem a Areté e posteriormente a eudaimonía, é necessário que a pólis (Estado) ofereça os meios para essa realização, isto é, a emancipação social do ser humano. Para tanto, a pólis precisa garantir os Direitos Humanos básicos aos cidadãos. Ao discorrer da dissertação, na conclusão, poderemos constatar que o Direito à educação é fundamental para a garantia da Dignidade Humana. Porque proporciona igualdade e a liberdade aos cidadãos. Dessa maneira, os cidadãos poderão obter as condições necessárias para deliberarem de forma livre e prudente as suas vontades na sociedade. Ademais, poderão contribuir com as suas riquezas, isto é, os seus conhecimentos. Construindo assim, uma sociedade justa, de modo igualitário e livre. De tal modo, proporcionando a justiça social a todos os cidadãos, isto é, a emancipação social do ser humano |
| Abstract: | This academic work, based on the wisdom in Aristotle, aims to answer the question of how it is possible to build a just, orderly and virtuous society (polis), so that all citizens can achieve the supreme good, that is, eudaimonía, which is the goal of ethics in Aristotle. For this task, the exploratory inductive method is used, through the bibliographical revision of Aristotle's works and, from the point of view of relevant scholars of these texts. Such answer is sought considering that there are the moral deviations of citizens, that is, the extremes that occur in excess and scarcity when deliberating their wills, which reflect on the polis. To solve this issue, Aristotle demonstrates the need for humanistic education (paideia). In a way, education occurs through habit, through reiterated and prudent actions, which aim at the middle ground between the extremes of scarcity and excess. In this way, by deliberating their virtues in excellence, citizens will be able to achieve Areté. Moreover, the just actions of citizens will reflect in a virtuous cycle between polis and citizens. However, for it to be possible for citizens to have the necessary conditions to achieve the Ate and later the eudaimonia, it is necessary that the polis (State) offers the means for this realization, that is, the social emancipation of the human being. For this, the polis needs to guarantee basic human rights to its citizens. In the conclusion of this dissertation, we can see that the Right to education is fundamental to the guarantee of Human Dignity. Because it provides equality and freedom to citizens. Thus, citizens may obtain the necessary conditions to deliberate freely and prudently their wills in society. Moreover, they will be able to contribute with their wealth, that is, their knowledge. Thus, building a fair society, in an egalitarian and freeway. In such a way, providing social justice to all citizens, that is, the social emancipation of the human being |
| Palavras-chave: | Aristóteles Educação Estado Ética Justiça Aristotle Education Ethics Justice State |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Direito |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito |
| Citação: | Davanço Neto, Gilberto. A sabedoria em Aristóteles: a educação como um instrumento necessário à justiça social. 2022. Dissertação (Mestrado em Direito) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27202 |
| Data do documento: | 29-Jun-2022 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Direito |
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