REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28757
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMahlow, Gregório Fanucchi
dc.contributor.advisor1Carlini, Alda Luiza
dc.date.accessioned2022-10-11T11:48:21Z-
dc.date.available2022-10-11T11:48:21Z-
dc.date.issued2011-11-21
dc.identifier.citationMahlow, Gregório Fanucchi. Autonomia e democracia na educação, segundo Paulo Freire e John Dewey. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28757-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso é a continuação de uma pesquisa de Iniciação Científica desenvolvida durante o curso de graduação com o objetivo de identificar a importância do jogo para a socialização da criança. Ao final da pesquisa, foi necessário aprofundar estudos em relação ao conceito de democracia e sua importância para a educação. Para tanto, esta pesquisa foi realizada na forma de investigação bibliográfica e pautada em dois autores que discutem o conceito de democracia associado à educação: Paulo Freire e John Dewey. Baseado na leitura de suas obras, foi possível relacionar os conceitos de educação, democracia, autonomia e sociedade democrática, no contexto escolar. O trabalho foi organizado em quatro capítulos, que apresentam as ideias geradoras da investigação, as ideias de Paulo Freire e John Dewey e a relação entre os conceitos expressos pelos dois autorespt_BR
dc.description.abstractThis conclusion term course paper is the continuation of a Scientific Initiation Research developed during the graduation course with the aim of identifying the importance of the game to the child’s socialization, at the end of the work, it was necessary to make a profound study towards the democracy concept and its importance to education. To reach this, the research was done in a way of bibliographical investigation and based in two authors that discuss the concept of democracy related to education: Paulo Freire and John Dewey. Based in the reding of their books, the studies could relate the concepts of education, democracy, autonomy and democracy society in the school context. The work was organized in four chapters that represent the generative ideas of the investigation: Paulo Freire and John Dewey’s ideas expressed by both authorsen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Pedagogiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectSociedade democráticapt_BR
dc.subjectEducationen_US
dc.subjectAutonomyen_US
dc.subjectDemocracyen_US
dc.subjectDemocracy societyen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAutonomia e democracia na educação, segundo Paulo Freire e John Deweypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GREGÓRIO FANUCCHI MAHLOW - TCC.pdf310,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.