Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28757
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Autonomia e democracia na educação, segundo Paulo Freire e John Dewey |
Autor(es): | Mahlow, Gregório Fanucchi |
Primeiro Orientador: | Carlini, Alda Luiza |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso é a continuação de uma pesquisa de Iniciação Científica desenvolvida durante o curso de graduação com o objetivo de identificar a importância do jogo para a socialização da criança. Ao final da pesquisa, foi necessário aprofundar estudos em relação ao conceito de democracia e sua importância para a educação. Para tanto, esta pesquisa foi realizada na forma de investigação bibliográfica e pautada em dois autores que discutem o conceito de democracia associado à educação: Paulo Freire e John Dewey. Baseado na leitura de suas obras, foi possível relacionar os conceitos de educação, democracia, autonomia e sociedade democrática, no contexto escolar. O trabalho foi organizado em quatro capítulos, que apresentam as ideias geradoras da investigação, as ideias de Paulo Freire e John Dewey e a relação entre os conceitos expressos pelos dois autores |
Abstract: | This conclusion term course paper is the continuation of a Scientific Initiation Research developed during the graduation course with the aim of identifying the importance of the game to the child’s socialization, at the end of the work, it was necessary to make a profound study towards the democracy concept and its importance to education. To reach this, the research was done in a way of bibliographical investigation and based in two authors that discuss the concept of democracy related to education: Paulo Freire and John Dewey. Based in the reding of their books, the studies could relate the concepts of education, democracy, autonomy and democracy society in the school context. The work was organized in four chapters that represent the generative ideas of the investigation: Paulo Freire and John Dewey’s ideas expressed by both authors |
Palavras-chave: | Educação Autonomia Democracia Sociedade democrática Education Autonomy Democracy Democracy society |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Pedagogia |
Citação: | Mahlow, Gregório Fanucchi. Autonomia e democracia na educação, segundo Paulo Freire e John Dewey. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28757 |
Data do documento: | 21-Nov-2011 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GREGÓRIO FANUCCHI MAHLOW - TCC.pdf | 310,35 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.