REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29291
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorZacarias, Cintia Romero da Silva-
dc.contributor.advisor1Duarte, Vera Lucia Cabrera-
dc.date.accessioned2022-10-23T23:04:05Z-
dc.date.available2022-10-23T23:04:05Z-
dc.date.issued2015-12-01-
dc.identifier.citationZacarias, Cintia Romero da Silva. A relação entre crenças e motivações do professor e seus reflexos no ensino - aprendizagem de língua inglesa. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29291-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa, realizada com cinco professores-alunos do curso de especialização em práticas reflexivas de ensino- aprendizagem de inglês na escola pública, é analisar e compreender de qual maneira as crenças construídas ao longo do aprendizado do professor de inglês afetam sua prática de ensino e qual a relação existente entre essas crenças e a motivação do professor de inglês hoje. Ele tem como propósito contribuir para que o professor alcance um desempenho profissional mais consciente de suas práticas na sala de aula. Tomando como base principal as teorias sobre crenças de Barcelos (2004) e sobre motivação de Freire (1986) e Cordeiro (2011), para outros aspectos correlacionados os estudos de Duarte (2003). A metodologia utilizada foi o estudo de caso, inserido no paradigma qualitativo interpretativista que se utilizou de dois instrumentos: um questionário e um relato sobre a trajetória profissional de cada participante. Os resultados interpretados apontaram que as crenças dos professores construídas ao longo de seu ensinoaprendizado foram reveladas em suas ações cotidianas e tomadas de decisões na sala de aula e que a motivação destes professores para ensinar inglês atualmente está implicitamente relacionada ao afetopt_BR
dc.description.abstractThe objective that this research is to analyze and to understand how the beliefs (DEWEY, 1933) concerning the English language learning process are acquired by English language teachers. Five students-teachers taking a post - graduation course on Reflective Practice and the teaching - learning process at state school in São Paulo were the subject of this research which investigated the relationship between those beliefs and the teachers’ motivation, in other words, how those beliefs affected the teachers’ practice. The purpose is contribute to the teacher’s professional development, by helping them become aware of their practices in classroom. Based on theories about beliefs by Barcelos (2004) and motivation by Freire (1986) and Cordeiro (2011), to other aspects correlated that used in Duarte’s studies (2004). The methodology used was the case study within qualitative interpretative paradigm that made use of two instruments for data collection: a questionnaire and a narrative based on a personal and professional reflection of each participant. The results indicated that beliefs acquired by those teachers were revealed through their daily actions. Decisions in the classroom and the motivations of those teachers to teaching English nowadays are tacitly related to the affective component in the classroomen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escolapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrençaspt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectInglêspt_BR
dc.subjectBeliefsen_US
dc.subjectMotivationen_US
dc.subjectEnglishen_US
dc.subjectLanguageen_US
dc.subjectTeachingen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.titleA relação entre crenças e motivações do professor e seus reflexos no ensino - aprendizagem de língua inglesapt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CINTIA ROMERO DA SILVA ZACARIAS.pdf498,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.