REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29682
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGonçalves, Celso Eduardo Mendes-
dc.contributor.advisor1Chaia, Miguel Wady-
dc.date.accessioned2022-11-11T21:27:09Z-
dc.date.available2022-11-11T21:27:09Z-
dc.date.issued2012-02-09-
dc.identifier.citationGonçalves, Celso Eduardo Mendes. O numinoso e o político na arte moderna e contemporânea. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Arte: Crítica e Curadoria) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29682-
dc.description.resumoA aproximação entre a arte e a vida enseja que uma mudança no olhar para o mundo, que contemple dimensões intuitivas e emocionais em adição às ideias literais e impessoais. A arte elimina óbices, propiciando ao indivíduo restabelecer contato com o numinoso, indo de forma idealista além do que é meramente dado. Karin Lambrecht representa na arte contemporânea brasileira, uma tradição fundada por Kandinsky e incrementada por Beuys, evidenciando relações entre arte e religiosidade, e, por conseguinte, entre arte e política, considerando-se que a religião, como forma institucionalizada de expressão da religiosidade, firmada em ritos, em mitos e em dogmas, exerce um papel de formação comunitária e de manutenção da coesão social, fundindo-se, frequentemente, com as próprias estruturas políticas e sociais de um grupo ou nação. Mais do que o último abrigo da utopia, a arte apresenta-se como um caminho capaz de conduzir o homem ao autoconhecimento e auto-aprimoramento necessários ao aperfeiçoamento da sociedade e à sua almejada emancipação.pt_BR
dc.description.abstractThe approximation between art and life allows a change in the way we look at the world, a one which favors intuitive and emotional dimensions, besides literal and impersonal ideas. Art eliminates obstacles, favoring the individual to resume contact with the numinous, so that he may go, on an idealistic basis, beyond that which is merely given. Karin Lambrecht represents, in Brazilian Contemporary Art, a tradition founded by Kandinsky and enriched by Beuys, revealing relations between Art and Religiosity, and, therefore, between art and politics, considering that religion, as an institutionalized form of expression of religiosity, anchored upon rites, myths and dogmas, exerts a role in the formation of communities and in the maintenance of social cohesion, mixing itself, often, with the very political and social structures of a group or nation. More than the last haven of utopia, art presents itself as a path capable of leading man to self-knowledge and self-improvement, necessary for the improvement of society and its sought emancipation.en_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Arte: Crítica e Curadoriapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectNuminosopt_BR
dc.subjectKandinskypt_BR
dc.subjectJoseph Beuyspt_BR
dc.subjectKarin Lambrechtpt_BR
dc.subjectArten_US
dc.subjectPoliticsen_US
dc.subjectNuminousen_US
dc.subjectKandinskyen_US
dc.subjectJoseph Beuysen_US
dc.subjectKarin Lambrechten_US
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
dc.titleO numinoso e o político na arte moderna e contemporâneapt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CELSO EDUARDO MENDES GONÇALVES.pdf971,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.