REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Lia Spadini da-
dc.contributor.advisor1Perosa, João Pedro Benzaquen-
dc.date.accessioned2022-12-16T11:26:45Z-
dc.date.available2022-12-16T11:26:45Z-
dc.date.issued2013-12-01-
dc.identifier.citationSilva, Lia Spadini da. Compreendendo autismo nas suas relações familiares: um olhar fenomenológico sobre os modos de relação entre pais e filhos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30786-
dc.description.resumoA questão do autismo tem sido bastante discutida atualmente, uma vez que, segundo dados, a sua incidência tem aumentado e, assim, a busca pela pesquisa deste fenômeno também tem sido despertada por meios de comunicação, pesquisas acadêmico - cientificas, legislações recentes, entre outras. Nesta pesquisa será apresentada uma breve caracterização do autismo: a história do estudo dessa questão, parâmetros recentes de diagnóstico, sintomas, epidemiologia, entre outros. Para a compreensão dos significados associados à vivência do fenômeno, que vem se caracterizando como autismo na sociedade contemporânea, foi escolhido o método fenomenológico-existencial. Diante desta importância social e partindo deste método, a presente pesquisa vislumbra compreender os sentidos envolvidos nas relações estabelecidas entre pais e filho com o diagnóstico de autismo, e assim, o ser-mãe e ser-pai de com o diagnóstico de autismo. Os participantes escolhidos foram uma mãe e um pai de um filho adolescente, de 17 anos, diagnosticado aos sete com autismo leve (Síndrome de Asperger). Em relação à coleta dos dados, foram realizadas duas entrevistas semidirigidas seguindo o modelo da entrevista reflexiva (Szymanski, 2004). O material coletado foi transcrito e analisado segundo o modelo de análise temática (Minayo, 2010), em que o conteúdo da fala dos participantes será analisado em função do seu sentido conforme a compreensão fenomenológica de linguagem e discurso. Na discussão de dados, foram levantadas as relações estabelecidas entre a metodologia proposta, fenomenológica-existencial, com as unidades de sentido encontradas nas entrevistas. Um dos aspectos importantes levantados foi o de que os participantes compreendem o diagnóstico enquanto algo que media a relação com o filho, mas que não é exclusivamente norteador da relaçãopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectSer-paipt_BR
dc.subjectSer-mãept_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleCompreendendo autismo nas suas relações familiares: um olhar fenomenológico sobre os modos de relação entre pais e filhospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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