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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30786
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silva, Lia Spadini da | - |
dc.contributor.advisor1 | Perosa, João Pedro Benzaquen | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-16T11:26:45Z | - |
dc.date.available | 2022-12-16T11:26:45Z | - |
dc.date.issued | 2013-12-01 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Lia Spadini da. Compreendendo autismo nas suas relações familiares: um olhar fenomenológico sobre os modos de relação entre pais e filhos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30786 | - |
dc.description.resumo | A questão do autismo tem sido bastante discutida atualmente, uma vez que, segundo dados, a sua incidência tem aumentado e, assim, a busca pela pesquisa deste fenômeno também tem sido despertada por meios de comunicação, pesquisas acadêmico - cientificas, legislações recentes, entre outras. Nesta pesquisa será apresentada uma breve caracterização do autismo: a história do estudo dessa questão, parâmetros recentes de diagnóstico, sintomas, epidemiologia, entre outros. Para a compreensão dos significados associados à vivência do fenômeno, que vem se caracterizando como autismo na sociedade contemporânea, foi escolhido o método fenomenológico-existencial. Diante desta importância social e partindo deste método, a presente pesquisa vislumbra compreender os sentidos envolvidos nas relações estabelecidas entre pais e filho com o diagnóstico de autismo, e assim, o ser-mãe e ser-pai de com o diagnóstico de autismo. Os participantes escolhidos foram uma mãe e um pai de um filho adolescente, de 17 anos, diagnosticado aos sete com autismo leve (Síndrome de Asperger). Em relação à coleta dos dados, foram realizadas duas entrevistas semidirigidas seguindo o modelo da entrevista reflexiva (Szymanski, 2004). O material coletado foi transcrito e analisado segundo o modelo de análise temática (Minayo, 2010), em que o conteúdo da fala dos participantes será analisado em função do seu sentido conforme a compreensão fenomenológica de linguagem e discurso. Na discussão de dados, foram levantadas as relações estabelecidas entre a metodologia proposta, fenomenológica-existencial, com as unidades de sentido encontradas nas entrevistas. Um dos aspectos importantes levantados foi o de que os participantes compreendem o diagnóstico enquanto algo que media a relação com o filho, mas que não é exclusivamente norteador da relação | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Ser-pai | pt_BR |
dc.subject | Ser-mãe | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Fenomenologia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.title | Compreendendo autismo nas suas relações familiares: um olhar fenomenológico sobre os modos de relação entre pais e filhos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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