REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Compreendendo autismo nas suas relações familiares: um olhar fenomenológico sobre os modos de relação entre pais e filhos
Autor(es): Silva, Lia Spadini da
Primeiro Orientador: Perosa, João Pedro Benzaquen
Resumo: A questão do autismo tem sido bastante discutida atualmente, uma vez que, segundo dados, a sua incidência tem aumentado e, assim, a busca pela pesquisa deste fenômeno também tem sido despertada por meios de comunicação, pesquisas acadêmico - cientificas, legislações recentes, entre outras. Nesta pesquisa será apresentada uma breve caracterização do autismo: a história do estudo dessa questão, parâmetros recentes de diagnóstico, sintomas, epidemiologia, entre outros. Para a compreensão dos significados associados à vivência do fenômeno, que vem se caracterizando como autismo na sociedade contemporânea, foi escolhido o método fenomenológico-existencial. Diante desta importância social e partindo deste método, a presente pesquisa vislumbra compreender os sentidos envolvidos nas relações estabelecidas entre pais e filho com o diagnóstico de autismo, e assim, o ser-mãe e ser-pai de com o diagnóstico de autismo. Os participantes escolhidos foram uma mãe e um pai de um filho adolescente, de 17 anos, diagnosticado aos sete com autismo leve (Síndrome de Asperger). Em relação à coleta dos dados, foram realizadas duas entrevistas semidirigidas seguindo o modelo da entrevista reflexiva (Szymanski, 2004). O material coletado foi transcrito e analisado segundo o modelo de análise temática (Minayo, 2010), em que o conteúdo da fala dos participantes será analisado em função do seu sentido conforme a compreensão fenomenológica de linguagem e discurso. Na discussão de dados, foram levantadas as relações estabelecidas entre a metodologia proposta, fenomenológica-existencial, com as unidades de sentido encontradas nas entrevistas. Um dos aspectos importantes levantados foi o de que os participantes compreendem o diagnóstico enquanto algo que media a relação com o filho, mas que não é exclusivamente norteador da relação
Palavras-chave: Ser-pai
Ser-mãe
Autismo
Fenomenologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Silva, Lia Spadini da. Compreendendo autismo nas suas relações familiares: um olhar fenomenológico sobre os modos de relação entre pais e filhos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30786
Data do documento: 1-Dez-2013
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