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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30786
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Compreendendo autismo nas suas relações familiares: um olhar fenomenológico sobre os modos de relação entre pais e filhos |
Autor(es): | Silva, Lia Spadini da |
Primeiro Orientador: | Perosa, João Pedro Benzaquen |
Resumo: | A questão do autismo tem sido bastante discutida atualmente, uma vez que, segundo dados, a sua incidência tem aumentado e, assim, a busca pela pesquisa deste fenômeno também tem sido despertada por meios de comunicação, pesquisas acadêmico - cientificas, legislações recentes, entre outras. Nesta pesquisa será apresentada uma breve caracterização do autismo: a história do estudo dessa questão, parâmetros recentes de diagnóstico, sintomas, epidemiologia, entre outros. Para a compreensão dos significados associados à vivência do fenômeno, que vem se caracterizando como autismo na sociedade contemporânea, foi escolhido o método fenomenológico-existencial. Diante desta importância social e partindo deste método, a presente pesquisa vislumbra compreender os sentidos envolvidos nas relações estabelecidas entre pais e filho com o diagnóstico de autismo, e assim, o ser-mãe e ser-pai de com o diagnóstico de autismo. Os participantes escolhidos foram uma mãe e um pai de um filho adolescente, de 17 anos, diagnosticado aos sete com autismo leve (Síndrome de Asperger). Em relação à coleta dos dados, foram realizadas duas entrevistas semidirigidas seguindo o modelo da entrevista reflexiva (Szymanski, 2004). O material coletado foi transcrito e analisado segundo o modelo de análise temática (Minayo, 2010), em que o conteúdo da fala dos participantes será analisado em função do seu sentido conforme a compreensão fenomenológica de linguagem e discurso. Na discussão de dados, foram levantadas as relações estabelecidas entre a metodologia proposta, fenomenológica-existencial, com as unidades de sentido encontradas nas entrevistas. Um dos aspectos importantes levantados foi o de que os participantes compreendem o diagnóstico enquanto algo que media a relação com o filho, mas que não é exclusivamente norteador da relação |
Palavras-chave: | Ser-pai Ser-mãe Autismo Fenomenologia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Psicologia |
Citação: | Silva, Lia Spadini da. Compreendendo autismo nas suas relações familiares: um olhar fenomenológico sobre os modos de relação entre pais e filhos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30786 |
Data do documento: | 1-Dez-2013 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Lia Spadini da Silva - TCC.pdf Restricted Access | 1,53 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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