REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30956
Tipo: Dissertação
Título: O coordenador pedagógico e as possibilidades de inserção do professor iniciante
Título(s) alternativo(s): Possibilities of insertion of the beginning teacher together with the pedagogical coordinator
Autor(es): Souza, Lorena Beatriz Henrique de
Primeiro Orientador: Passos, Laurizete Ferragut
Resumo: A inserção no ambiente educacional é o primeiro desafio enfrentado pelo professor iniciante. A falta de apoio neste processo pode gerar insegurança e desconforto. Essa insegurança pode comprometer a qualidade do trabalho, o que, frequentemente, ocasiona desorientação. Além do professor, o ônus recai sobre o coordenador pedagógico, ao qual se soma mais uma incumbência não estabelecida pela legislação da rede municipal de ensino de São Paulo: ser ele o responsável por introduzir aquele profissional no seu novo ambiente de trabalho, sem que haja uma formalização metodológica e procedimental prévia. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é investigar as dificuldades dos coordenadores pedagógicos no processo de inserção dos professores iniciantes nos espaços formativos. Para isso, optou-se por uma abordagem de caráter qualitativo. O levantamento de dados foi realizado em duas etapas, sendo um questionário aplicado a 24 professoras iniciantes, com a finalidade de identificar suas necessidades formativas, e um Grupo de Discussão com 4 coordenadores pedagógicos, que abordaram e refletiram sobre o tema com base nos dados dos professores iniciantes, o que resultou em três categorias de análise: prática pedagógica e sala de referência, estrutura da unidade educacional e estrutura do sistema. A fundamentação teórica apoiou-se em autores que trabalham o conceito de inserção profissional, programas e formas de apoiar os docentes iniciantes, além de autores que abordam necessidades formativas, colaboração e formação. Para a análise dos dados, utilizou-se a metodologia da Análise de Prosa. Os resultados obtidos demonstram que os maiores desafios estão referidos à organização da estrutura municipal de ensino, que necessita de investimento em políticas públicas que priorizem o professor iniciante e ações de inserção, tanto para o docente quanto os coordenadores pedagógicos. Evidencia-se que a parceria colaborativa entre professores experientes e iniciantes costuma ocorrer espontaneamente, o que deveria ser considerado pelas políticas públicas. A articulação entre as necessidades e a realidade vivenciada no cotidiano das unidades educacionais é uma possibilidade de validação dos espaços formativos de compartilhamento de saberes e vivências, sendo, portanto, uma estratégia positiva de enfrentamento dos desafios
Abstract: The insertion in the educational environment is the first challenge faced by the beginning teacher. The lack of support in this process can create insecurity and discomfort. This insecurity can compromise the quality of work, which often leads to disorientation. Besides the teacher, the burden falls on the pedagogical coordinator, to who is added another incumbency not established by the São Paulo municipal education network legislation: this coordinator is responsible for introducing that professional to his/her new work environment, without any prior methodological and procedural formalization. Thus, the general aim of this research is to investigate the difficulties faced by pedagogical coordinators in the process of insertion of the beginning teachers in educational training opportunities. In order to reach this aim, a qualitative approach was chosen. The data survey was carried out in two stages: a questionnaire applied to 24 beginning teachers, with the purpose of identifying their training needs and a Discussion Group with 4 pedagogical coordinators, who addressed and reflected on the topic based on the data from the beginning teachers, which resulted in three categories of analysis: pedagogical practice and reference room, structure of the educational unit and system structure. The theoretical framework was based on authors who work on the concept of professional insertion, programs, and ways to support beginning teachers, as well as authors who address education training needs, collaboration, and training. For data analysis, the Prose Analysis methodology was chosen. The obtained results show that the hugest challenges are related to the organization of the municipal education structure, which needs investment in public policies that prioritize the beginning teacher and insertion actions, both for teachers and pedagogical coordinators. It is evidently shown that the collaborative partnership between experienced and beginning teachers usually occurs spontaneously – this fact should be taken into consideration by public policies. The articulation between the needs and the experienced reality in the routine of educational units is a possibility to validate the educational training opportunities for sharing knowledge and experiences, and it is therefore a positive strategy for facing challenges
Palavras-chave: Inserção docente
Necessidades formativas
Formação de coordenadores
Formação de professores
Políticas públicas
Rede Municipal de Ensino
Teachers Insertion
Training needs
Coordinators training
Teachers training
Public Policies
Municipal Education Network
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
Citação: Souza, Lorena Beatriz Henrique de. O coordenador pedagógico e as possibilidades de inserção do professor iniciante. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30956
Data do documento: 31-Out-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lorena Beatriz Henrique de Souza.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.