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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30956
Tipo: | Dissertação |
Título: | O coordenador pedagógico e as possibilidades de inserção do professor iniciante |
Título(s) alternativo(s): | Possibilities of insertion of the beginning teacher together with the pedagogical coordinator |
Autor(es): | Souza, Lorena Beatriz Henrique de |
Primeiro Orientador: | Passos, Laurizete Ferragut |
Resumo: | A inserção no ambiente educacional é o primeiro desafio enfrentado pelo professor iniciante. A falta de apoio neste processo pode gerar insegurança e desconforto. Essa insegurança pode comprometer a qualidade do trabalho, o que, frequentemente, ocasiona desorientação. Além do professor, o ônus recai sobre o coordenador pedagógico, ao qual se soma mais uma incumbência não estabelecida pela legislação da rede municipal de ensino de São Paulo: ser ele o responsável por introduzir aquele profissional no seu novo ambiente de trabalho, sem que haja uma formalização metodológica e procedimental prévia. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é investigar as dificuldades dos coordenadores pedagógicos no processo de inserção dos professores iniciantes nos espaços formativos. Para isso, optou-se por uma abordagem de caráter qualitativo. O levantamento de dados foi realizado em duas etapas, sendo um questionário aplicado a 24 professoras iniciantes, com a finalidade de identificar suas necessidades formativas, e um Grupo de Discussão com 4 coordenadores pedagógicos, que abordaram e refletiram sobre o tema com base nos dados dos professores iniciantes, o que resultou em três categorias de análise: prática pedagógica e sala de referência, estrutura da unidade educacional e estrutura do sistema. A fundamentação teórica apoiou-se em autores que trabalham o conceito de inserção profissional, programas e formas de apoiar os docentes iniciantes, além de autores que abordam necessidades formativas, colaboração e formação. Para a análise dos dados, utilizou-se a metodologia da Análise de Prosa. Os resultados obtidos demonstram que os maiores desafios estão referidos à organização da estrutura municipal de ensino, que necessita de investimento em políticas públicas que priorizem o professor iniciante e ações de inserção, tanto para o docente quanto os coordenadores pedagógicos. Evidencia-se que a parceria colaborativa entre professores experientes e iniciantes costuma ocorrer espontaneamente, o que deveria ser considerado pelas políticas públicas. A articulação entre as necessidades e a realidade vivenciada no cotidiano das unidades educacionais é uma possibilidade de validação dos espaços formativos de compartilhamento de saberes e vivências, sendo, portanto, uma estratégia positiva de enfrentamento dos desafios |
Abstract: | The insertion in the educational environment is the first challenge faced by the beginning teacher. The lack of support in this process can create insecurity and discomfort. This insecurity can compromise the quality of work, which often leads to disorientation. Besides the teacher, the burden falls on the pedagogical coordinator, to who is added another incumbency not established by the São Paulo municipal education network legislation: this coordinator is responsible for introducing that professional to his/her new work environment, without any prior methodological and procedural formalization. Thus, the general aim of this research is to investigate the difficulties faced by pedagogical coordinators in the process of insertion of the beginning teachers in educational training opportunities. In order to reach this aim, a qualitative approach was chosen. The data survey was carried out in two stages: a questionnaire applied to 24 beginning teachers, with the purpose of identifying their training needs and a Discussion Group with 4 pedagogical coordinators, who addressed and reflected on the topic based on the data from the beginning teachers, which resulted in three categories of analysis: pedagogical practice and reference room, structure of the educational unit and system structure. The theoretical framework was based on authors who work on the concept of professional insertion, programs, and ways to support beginning teachers, as well as authors who address education training needs, collaboration, and training. For data analysis, the Prose Analysis methodology was chosen. The obtained results show that the hugest challenges are related to the organization of the municipal education structure, which needs investment in public policies that prioritize the beginning teacher and insertion actions, both for teachers and pedagogical coordinators. It is evidently shown that the collaborative partnership between experienced and beginning teachers usually occurs spontaneously – this fact should be taken into consideration by public policies. The articulation between the needs and the experienced reality in the routine of educational units is a possibility to validate the educational training opportunities for sharing knowledge and experiences, and it is therefore a positive strategy for facing challenges |
Palavras-chave: | Inserção docente Necessidades formativas Formação de coordenadores Formação de professores Políticas públicas Rede Municipal de Ensino Teachers Insertion Training needs Coordinators training Teachers training Public Policies Municipal Education Network |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores |
Citação: | Souza, Lorena Beatriz Henrique de. O coordenador pedagógico e as possibilidades de inserção do professor iniciante. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30956 |
Data do documento: | 31-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores |
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