REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31330
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBolsoni, Luana de Almeida Neves
dc.contributor.advisor1Ag Almouloud, Saddo
dc.date.accessioned2023-02-28T22:43:53Z-
dc.date.available2023-02-28T22:43:53Z-
dc.date.issued2011-12-16
dc.identifier.citationBolsoni, Luana de Almeida Neves. Introdução à geometria plana - ângulos: análise da organização didática em livros didáticos do 8º ano do ensino fundamental. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31330-
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo analisar a abordagem do conceito de ângulos em três livros didáticos do 8º ano do Ensino Fundamental aprovados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Desse modo, este estudo pretendeu responder à seguinte questão de pesquisa: Os livros didáticos desenvolvem o conteúdo referente à Ângulos, em Geometria Plana, propondo atividades utilizando outros instrumentos de ensino, como softwares, favorecendo o desenvolvimento do pensamento geométrico por parte dos alunos? – O trabalho fundamentou-se nos estudos sobre os registros de representações semióticas de Raymond Duval, a teoria antropológica do didático e a organização praxeológica de Yves Chevallard. A pesquisa teve como procedimento a definição de três critérios de análise dos livros didáticos e a comparação entre eles. Os resultados do estudo mostraram que, nos três livros analisados nesse trabalho, os autores privilegiam os registros de língua materna, figural e a utilização de material concreto, porém, nenhum deles sugere a utilização de outros materiais como recurso para o ensino do conteúdo de ângulos. Não identificamos, em nenhum dos livros estudados, a sugestão de utilização de softwares geométricos no ensino de qualquer conteúdo matemático, não apenas o que nos propomos a analisar. Os autores apresentam tarefas claras com o quadro tecnológico disponível, mas as conversões não são devidamente exploradas, prendendo-se apenas à exercícios estabelecidos pelos livros didáticos, o que não favorece a construção e desenvolvimento do pensamento geométrico por parte dos alunospt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the approach of the concept of angles in three 8th grade of elementary school textbooks approved by the Brazilian Ministry of Education and Culture (MEC). Thus, this study purpose was to answer the following question: Do textbooks develop content relating to Angle, in Plane Geometry, proposing activities and using other teaching tools, such as softwares, encouraging students to develop their geometric thinking? - The paper was based on the studies of semiotic records representations by Raymond Duval and the anthropological theory of teaching and organization of praxeological by Yves Chevallard. The research procedure defined three analysis criterias of textbooks and the comparison between them. The study results showed that, in all the three books reviewed in this paper, the authors emphasize the records of the mother language, figural and the use of concrete material, but none of them suggest the use of other materials as a resource for teaching the content of angles. The suggestion of using geometry software in teaching any mathematical content was not identified in any of the books studied. The authors present clear tasks with available technological framework, but the conversions are not properly explored, sticking only with the exercises set by textbooks, which does not favor the construction and development of geometric thinking by studentsen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÂngulospt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectGeometria do 8º anopt_BR
dc.subjectRegistro de representação semióticapt_BR
dc.subjectAnglesen_US
dc.subjectTextbooksen_US
dc.subjectGeometry of the 8th gradeen_US
dc.subjectRegistration of semiotic representationen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleIntrodução à geometria plana - ângulos: análise da organização didática em livros didáticos do 8º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUANA DE ALMEIDA NEVES BOLSONI.pdf717,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.