Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31330
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Bolsoni, Luana de Almeida Neves | |
dc.contributor.advisor1 | Ag Almouloud, Saddo | |
dc.date.accessioned | 2023-02-28T22:43:53Z | - |
dc.date.available | 2023-02-28T22:43:53Z | - |
dc.date.issued | 2011-12-16 | |
dc.identifier.citation | Bolsoni, Luana de Almeida Neves. Introdução à geometria plana - ângulos: análise da organização didática em livros didáticos do 8º ano do ensino fundamental. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31330 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho teve por objetivo analisar a abordagem do conceito de ângulos em três livros didáticos do 8º ano do Ensino Fundamental aprovados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Desse modo, este estudo pretendeu responder à seguinte questão de pesquisa: Os livros didáticos desenvolvem o conteúdo referente à Ângulos, em Geometria Plana, propondo atividades utilizando outros instrumentos de ensino, como softwares, favorecendo o desenvolvimento do pensamento geométrico por parte dos alunos? – O trabalho fundamentou-se nos estudos sobre os registros de representações semióticas de Raymond Duval, a teoria antropológica do didático e a organização praxeológica de Yves Chevallard. A pesquisa teve como procedimento a definição de três critérios de análise dos livros didáticos e a comparação entre eles. Os resultados do estudo mostraram que, nos três livros analisados nesse trabalho, os autores privilegiam os registros de língua materna, figural e a utilização de material concreto, porém, nenhum deles sugere a utilização de outros materiais como recurso para o ensino do conteúdo de ângulos. Não identificamos, em nenhum dos livros estudados, a sugestão de utilização de softwares geométricos no ensino de qualquer conteúdo matemático, não apenas o que nos propomos a analisar. Os autores apresentam tarefas claras com o quadro tecnológico disponível, mas as conversões não são devidamente exploradas, prendendo-se apenas à exercícios estabelecidos pelos livros didáticos, o que não favorece a construção e desenvolvimento do pensamento geométrico por parte dos alunos | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aimed to analyze the approach of the concept of angles in three 8th grade of elementary school textbooks approved by the Brazilian Ministry of Education and Culture (MEC). Thus, this study purpose was to answer the following question: Do textbooks develop content relating to Angle, in Plane Geometry, proposing activities and using other teaching tools, such as softwares, encouraging students to develop their geometric thinking? - The paper was based on the studies of semiotic records representations by Raymond Duval and the anthropological theory of teaching and organization of praxeological by Yves Chevallard. The research procedure defined three analysis criterias of textbooks and the comparison between them. The study results showed that, in all the three books reviewed in this paper, the authors emphasize the records of the mother language, figural and the use of concrete material, but none of them suggest the use of other materials as a resource for teaching the content of angles. The suggestion of using geometry software in teaching any mathematical content was not identified in any of the books studied. The authors present clear tasks with available technological framework, but the conversions are not properly explored, sticking only with the exercises set by textbooks, which does not favor the construction and development of geometric thinking by students | en_US |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ângulos | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Geometria do 8º ano | pt_BR |
dc.subject | Registro de representação semiótica | pt_BR |
dc.subject | Angles | en_US |
dc.subject | Textbooks | en_US |
dc.subject | Geometry of the 8th grade | en_US |
dc.subject | Registration of semiotic representation | en_US |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | Introdução à geometria plana - ângulos: análise da organização didática em livros didáticos do 8º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUANA DE ALMEIDA NEVES BOLSONI.pdf | 717,71 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.