REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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dc.creatorFaria, Georgia Parreira
dc.contributor.advisor1Leite, Rita de Cássia Curvo
dc.date.accessioned2023-06-07T21:09:24Z-
dc.date.available2023-06-07T21:09:24Z-
dc.date.issued2022-11-24
dc.identifier.citationFaria, Georgia Parreira. A confiabilidade da escuta da criança como prova da verdade judicial. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32800-
dc.description.resumoNeste trabalho, é feita uma reflexão sobre a confiabilidade da escuta da criança como prova da verdade judicial. Para isso, parte-se de um resgate histórico jurídico que explana a evolução do conceito de infância até se alcançar a definição atual, a qual atribui à criança a característica de ser um sujeito de direitos e um ser em desenvolvimento, devendo a ela ser conferida proteção integral. Como parte de seus direitos, houve a conquista da voz pelas crianças, a conquista de se manifestarem e de serem ouvidas, inclusive no âmbito judicial. Para que isso pudesse acontecer, passaram a se utilizar distintos mecanismos de escuta, os quais apresentam, cada um, técnicas, finalidades e profissionais distintos. A partir disso, questiona-se a forma como estão sendo ouvidas as crianças por meio de ponderações sobre como essa voz está sendo recebida nos processos judiciais envolvida por uma ideia de verdade que pode ser nociva. Reflete-se sobre a recepção da narrativa das crianças, sobre o lugar delas na tomada de decisões e sobre violências que podem estar presentes quando de sua escuta em busca da verdade judicialpt_BR
dc.description.abstractIn this paper, an observation is made on the reliability of the listening of a child as evidence of judicial truth. For this, it starts from a historical legal rescue that explains the evolution of the concept of childhood until it reaches the actual definition, which attributes to the child the characteristics of being a subject of rights and a being in development, and entitled to full protection. As a part of its rights, they conquered the right of its voice, the right of manifesting and being heard, even on the legal scope. In order for this to happen, different listening methods were employed, which each have different techniques, purposes and professionals. From this, the way in which children are being heard is questioned through considerations about how this voice is being received in judicial processes involved by an idea of truth that can be harmful. It reflects over the reception of the narrative of the children, about their place over the making of decisions and over the violences that might be present when being heard, searching for the judicial truthen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Direitopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectVerdade judicialpt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectProvapt_BR
dc.subjectChildrenen_US
dc.subjectJudicial truthen_US
dc.subjectNarrativeen_US
dc.subjectViolenceen_US
dc.subjectEvidenceen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleA confiabilidade da escuta da criança como prova da verdade judicialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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