Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33777| Tipo: | Monografia de Especialização |
| Título: | Características de personalidade e estratégias utilizadas por quatro alunos de escola pública com bom desempenho em leitura em língua inglesa |
| Autor(es): | Campos, Cleonice Batista |
| Primeiro Orientador: | Pinto, Marcia Mathias |
| Resumo: | Este trabalho investiga as características de personalidade de quatro alunos de escola pública com bom desempenho em leitura em língua inglesa, assim como as estratégias utilizadas pelos mesmos para o desenvolvimento da competência leitora em Inglês. A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2011, com um grupo de quatro alunos pertencentes à 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual, durante as aulas ministradas por mim, como professora e pesquisadora. O trabalho apoiou-se em estudos de pesquisadores que analisaram as características de alunos com bom desempenho em língua inglesa e também em pesquisas de outros estudiosos que avaliaram as estratégias de leitura, dentre os quais se destacam Lightbown e Spada (1997), Paiva (2005) e Grabe e Stoller (2002). A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso, e como instrumentos de coleta de dados foram empregados questionários e meu conhecimento prévio sobre os procedimentos utilizados pelos alunos durante as leituras e as atividades em sala de aula. Dentre os resultados obtidos, vale citar as seguintes características: atitudes positivas, responsabilidade, motivação, hábitos de estudo e o emprego de estratégias de leitura, tais como inferências e fazer uso de scanning e skimming |
| Palavras-chave: | Características Bons alunos Estratégias de leitura |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
| metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
| Citação: | Campos, Cleonice Batista. Características de personalidade e estratégias utilizadas por quatro alunos de escola pública com bom desempenho em leitura em língua inglesa. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33777 |
| Data do documento: | 3-Mai-2012 |
| Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CLEONICE BATISTA CAMPOS.pdf | 423,54 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

