Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35082
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | O ambiente virtual de aprendizagem como recurso didático no ensino-aprendizagem de inglês na rede pública |
Autor(es): | Souza, Maxwell Alves de |
Primeiro Orientador: | Freire, Maximina Maria |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo propor atividades de inglês em um ambiente virtual de aprendizagem para ser um complemento opcional para aulas presenciais dessa língua estrangeira. Dessa maneira, fundamenta-se na definição de CALL por Waschauer (1996) e no impacto da tecnologia da informação e comunicação (MONEREO, POZO, 2010; COLL, MONEREO, 2010). Aborda também questões discutidas por Moran (2004) acerca da organização da sala de aula por meio das novas tecnologias. Para finalizar a Fundamentação Teórica, traz conceitos de usabilidade, navegação e acessibilidade, discutidos por Nielsen (2000, 2003) e Skaalid (1998). A orientação metodológica é o estudo de caso (LIER, 2005; YIN, 2001; CREWSELL, 1997; STAKE 1995). O contexto da investigação foi o próprio ambiente virtual de aprendizagem, Edmodo, e os instrumentos utilizados foram o Caderno do Professor LEM-Inglês do 9o ano do Ensino Fundamental, e os sites Bio.True.Story, Wikipidia, Youtube, e Future Wikia. A interpretação da pesquisa foi fundamentada na descrição de cada atividade elaborada e disponibilizada no Edmodo, as quais foram divididas em duas seções: Situated Learning 1 e Situated Learning 2, cada uma com um tópico diferente a ser trabalhado pelo professor. Para finalizar, apresento sugestões para docentes que desejarem utilizar o ambiente virtual em suas aulas, seguindo as orientações interpretativas que acompanham a descrição das atividades apresentadas nesta pesquisa as quais, certamente, abrem um leque para novas investigações |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
Citação: | Souza, Maxwell Alves de. O ambiente virtual de aprendizagem como recurso didático no ensino-aprendizagem de inglês na rede pública. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35082 |
Data do documento: | 5-Ago-2014 |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MAXWELL ALVES DE SOUZA.pdf | 2,3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.