REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
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dc.creatorSouza, Maxwell Alves de
dc.contributor.advisor1Freire, Maximina Maria
dc.date.accessioned2023-07-05T19:40:33Z-
dc.date.available2023-07-05T19:40:33Z-
dc.date.issued2014-08-05
dc.identifier.citationSouza, Maxwell Alves de. O ambiente virtual de aprendizagem como recurso didático no ensino-aprendizagem de inglês na rede pública. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35082-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo propor atividades de inglês em um ambiente virtual de aprendizagem para ser um complemento opcional para aulas presenciais dessa língua estrangeira. Dessa maneira, fundamenta-se na definição de CALL por Waschauer (1996) e no impacto da tecnologia da informação e comunicação (MONEREO, POZO, 2010; COLL, MONEREO, 2010). Aborda também questões discutidas por Moran (2004) acerca da organização da sala de aula por meio das novas tecnologias. Para finalizar a Fundamentação Teórica, traz conceitos de usabilidade, navegação e acessibilidade, discutidos por Nielsen (2000, 2003) e Skaalid (1998). A orientação metodológica é o estudo de caso (LIER, 2005; YIN, 2001; CREWSELL, 1997; STAKE 1995). O contexto da investigação foi o próprio ambiente virtual de aprendizagem, Edmodo, e os instrumentos utilizados foram o Caderno do Professor LEM-Inglês do 9o ano do Ensino Fundamental, e os sites Bio.True.Story, Wikipidia, Youtube, e Future Wikia. A interpretação da pesquisa foi fundamentada na descrição de cada atividade elaborada e disponibilizada no Edmodo, as quais foram divididas em duas seções: Situated Learning 1 e Situated Learning 2, cada uma com um tópico diferente a ser trabalhado pelo professor. Para finalizar, apresento sugestões para docentes que desejarem utilizar o ambiente virtual em suas aulas, seguindo as orientações interpretativas que acompanham a descrição das atividades apresentadas nesta pesquisa as quais, certamente, abrem um leque para novas investigaçõespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escolapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.titleO ambiente virtual de aprendizagem como recurso didático no ensino-aprendizagem de inglês na rede públicapt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
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