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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35082
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Souza, Maxwell Alves de | |
dc.contributor.advisor1 | Freire, Maximina Maria | |
dc.date.accessioned | 2023-07-05T19:40:33Z | - |
dc.date.available | 2023-07-05T19:40:33Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-05 | |
dc.identifier.citation | Souza, Maxwell Alves de. O ambiente virtual de aprendizagem como recurso didático no ensino-aprendizagem de inglês na rede pública. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35082 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo propor atividades de inglês em um ambiente virtual de aprendizagem para ser um complemento opcional para aulas presenciais dessa língua estrangeira. Dessa maneira, fundamenta-se na definição de CALL por Waschauer (1996) e no impacto da tecnologia da informação e comunicação (MONEREO, POZO, 2010; COLL, MONEREO, 2010). Aborda também questões discutidas por Moran (2004) acerca da organização da sala de aula por meio das novas tecnologias. Para finalizar a Fundamentação Teórica, traz conceitos de usabilidade, navegação e acessibilidade, discutidos por Nielsen (2000, 2003) e Skaalid (1998). A orientação metodológica é o estudo de caso (LIER, 2005; YIN, 2001; CREWSELL, 1997; STAKE 1995). O contexto da investigação foi o próprio ambiente virtual de aprendizagem, Edmodo, e os instrumentos utilizados foram o Caderno do Professor LEM-Inglês do 9o ano do Ensino Fundamental, e os sites Bio.True.Story, Wikipidia, Youtube, e Future Wikia. A interpretação da pesquisa foi fundamentada na descrição de cada atividade elaborada e disponibilizada no Edmodo, as quais foram divididas em duas seções: Situated Learning 1 e Situated Learning 2, cada uma com um tópico diferente a ser trabalhado pelo professor. Para finalizar, apresento sugestões para docentes que desejarem utilizar o ambiente virtual em suas aulas, seguindo as orientações interpretativas que acompanham a descrição das atividades apresentadas nesta pesquisa as quais, certamente, abrem um leque para novas investigações | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
dc.title | O ambiente virtual de aprendizagem como recurso didático no ensino-aprendizagem de inglês na rede pública | pt_BR |
dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MAXWELL ALVES DE SOUZA.pdf | 2,3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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