REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35082
Tipo: Monografia de Especialização
Título: O ambiente virtual de aprendizagem como recurso didático no ensino-aprendizagem de inglês na rede pública
Autor(es): Souza, Maxwell Alves de
Primeiro Orientador: Freire, Maximina Maria
Resumo: Este trabalho tem como objetivo propor atividades de inglês em um ambiente virtual de aprendizagem para ser um complemento opcional para aulas presenciais dessa língua estrangeira. Dessa maneira, fundamenta-se na definição de CALL por Waschauer (1996) e no impacto da tecnologia da informação e comunicação (MONEREO, POZO, 2010; COLL, MONEREO, 2010). Aborda também questões discutidas por Moran (2004) acerca da organização da sala de aula por meio das novas tecnologias. Para finalizar a Fundamentação Teórica, traz conceitos de usabilidade, navegação e acessibilidade, discutidos por Nielsen (2000, 2003) e Skaalid (1998). A orientação metodológica é o estudo de caso (LIER, 2005; YIN, 2001; CREWSELL, 1997; STAKE 1995). O contexto da investigação foi o próprio ambiente virtual de aprendizagem, Edmodo, e os instrumentos utilizados foram o Caderno do Professor LEM-Inglês do 9o ano do Ensino Fundamental, e os sites Bio.True.Story, Wikipidia, Youtube, e Future Wikia. A interpretação da pesquisa foi fundamentada na descrição de cada atividade elaborada e disponibilizada no Edmodo, as quais foram divididas em duas seções: Situated Learning 1 e Situated Learning 2, cada uma com um tópico diferente a ser trabalhado pelo professor. Para finalizar, apresento sugestões para docentes que desejarem utilizar o ambiente virtual em suas aulas, seguindo as orientações interpretativas que acompanham a descrição das atividades apresentadas nesta pesquisa as quais, certamente, abrem um leque para novas investigações
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
Citação: Souza, Maxwell Alves de. O ambiente virtual de aprendizagem como recurso didático no ensino-aprendizagem de inglês na rede pública. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35082
Data do documento: 5-Ago-2014
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAXWELL ALVES DE SOUZA.pdf2,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.