Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35622
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | O brinquedo, o brincar, a brincadeira e os jogos. Reflexões psicopedagógicas a respeito de como estes recursos facilitam a relação do sujeito com a aprendizagem |
Autor(es): | Piva, Sandra Regina |
Primeiro Orientador: | Campos, Terezinha Calil Padis |
Resumo: | O conteúdo desta monografia baseia-se no brincar, nas brincadeiras e nos jogos, a partir da reflexão psicopedagógica a respeito de como estes recursos facilitam a relação do sujeito com a aprendizagem e consequentemente, na produção de conhecimento, com base teórico-bibliográfica. Especificamente traz experiências pessoais da autora deste trabalho, junto à própria aprendizagem; definição a respeito do que é brinquedo, brincar, brincadeiras e jogos; registra o desenvolvimento destes recursos no âmbito histórico, familiar e escolar através do tempo. Além disso, teoricamente fundamenta como se dá a aprendizagem e a construção do conhecimento, tendo como referencial a epistemologia genética de Jean Piaget, e outros autores, buscando assim responder aos questionamentos iniciais e revelar a importância destes instrumentos no desenvolvimento humano como um todo, ou seja, orgânica, física, cognitiva, social e psicologicamente |
Abstract: | The content of this monograph is based on the play, in play and games, from the psycho-pedagogical reflection on how these features facilitate the subject's relation to learning and consequently in the production of knowledge, theoretical-based literature. Specifically brings personal experiences of the author of this work, along with learning itself, the definition of what a toy, play, play and games, records the development of these resources in history, family and school through time. Also, how is theoretically based learning and knowledge building, having as reference the genetic epistemology of Jean Piaget, and others, thus seeking to answer the questions early and reveal the importance of these instruments on human development as a whole, ie , organic, physical, cognitive, social and psychological |
Palavras-chave: | Jogos História Referencial teórico Reflexão Psicopedagógica Estímulos Aprendizagem Games History Theoretical Reflection Psychopedagogue Stimuli Learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Psicopedagogia |
Citação: | Piva, Sandra Regina. O brinquedo, o brincar, a brincadeira e os jogos. Reflexões psicopedagógicas a respeito de como estes recursos facilitam a relação do sujeito com a aprendizagem. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35622 |
Data do documento: | 2-Set-2011 |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sandra Regina Piva.pdf | 394,28 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.