REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36991
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Desenvolvendo a habilidade leitora – língua inglesa em uma turma do 6º ano – ensino fundamental – escola pública
Autor(es): Cavalcanti, Cleide de Fátima Paula
Primeiro Orientador: Soares, Maria Fachin
Resumo: Pesquisa desenvolvida com a intenção de levantar aspectos referentes a aprendizagem da leitura em Língua Inglesa. Partiu-se da análise de práticas como o uso do conhecimento prévio dos alunos, a identificação de palavras-chave, palavras cognatas, entre outros. O levantamento teórico contou com autores como Leffa (1996), Kato (1985) e Kleiman (1989; 2004), entre outros. A pesquisa deu destaque a atividades voltadas para a leitura no 6º Ano do Ensino Fundamental, onde predominam estratégias voltadas para compreensão geral e específica. Foi adotada uma abordagem qualitativa com uma pesquisa de campo. Participaram 28 alunos na faixa etária de 11 a 13 anos de uma turma do 6º Ano de uma Escola Pública. Foi aplicado um English Test, cujos resultados foram quantificados e analisados à luz do tema central, o que permitiu levantar alguns aspectos envolvidos na aprendizagem habilidade de leitura por aqueles alunos. A pesquisa trouxe a compreensão sobre a importância da leitura no ensino de Língua Inglesa e a necessidade de novas pesquisas que proporcionem um conhecimento mais aprofundado sobre o tema
Abstract: Research developed with the intention of raising aspects related to the learning of reading in the English language.to reading in English language the analysis of practices such as the use of the students ' prior knowledge identification of key and cognate identification of and cognate among others of key words, words often and the. The theoretical survey featured authors such as Leffa (1996), Kato (1985) and Kleiman (1989; 2004), among others. The research described the activities aimed to reading in the sixth grade of elementary school, where strategies for fast reading, expertise and understanding are specially focused on. A qualitative approach was adopted with a field research 28 sixty-grade students, between 11 and 13 years of age, from a Public School between of age. The English Test was applied and the results were quantified and analysed in the light of the central theme, which allowed the comprehension of aspects involved in the learning of reading. The search brought the understanding about the importance of reading in teaching the English language and the need for new research to provide a better understanding on the topic
Palavras-chave: Leitura
Língua inglesa
Ensino-aprendizagem
Escola pública
Reading english language
Teaching and learning
Public school
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
Citação: Cavalcanti, Cleide de Fátima Paula. Desenvolvendo a habilidade leitora – língua inglesa em uma turma do 6º ano – ensino fundamental – escola pública. 2019. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36991
Data do documento: 14-Fev-2019
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLEIDE DE FÁTIMA PAULA CAVALCANTI.pdf
  Restricted Access
212,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.