Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36991
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | Desenvolvendo a habilidade leitora – língua inglesa em uma turma do 6º ano – ensino fundamental – escola pública |
Autor(es): | Cavalcanti, Cleide de Fátima Paula |
Primeiro Orientador: | Soares, Maria Fachin |
Resumo: | Pesquisa desenvolvida com a intenção de levantar aspectos referentes a aprendizagem da leitura em Língua Inglesa. Partiu-se da análise de práticas como o uso do conhecimento prévio dos alunos, a identificação de palavras-chave, palavras cognatas, entre outros. O levantamento teórico contou com autores como Leffa (1996), Kato (1985) e Kleiman (1989; 2004), entre outros. A pesquisa deu destaque a atividades voltadas para a leitura no 6º Ano do Ensino Fundamental, onde predominam estratégias voltadas para compreensão geral e específica. Foi adotada uma abordagem qualitativa com uma pesquisa de campo. Participaram 28 alunos na faixa etária de 11 a 13 anos de uma turma do 6º Ano de uma Escola Pública. Foi aplicado um English Test, cujos resultados foram quantificados e analisados à luz do tema central, o que permitiu levantar alguns aspectos envolvidos na aprendizagem habilidade de leitura por aqueles alunos. A pesquisa trouxe a compreensão sobre a importância da leitura no ensino de Língua Inglesa e a necessidade de novas pesquisas que proporcionem um conhecimento mais aprofundado sobre o tema |
Abstract: | Research developed with the intention of raising aspects related to the learning of reading in the English language.to reading in English language the analysis of practices such as the use of the students ' prior knowledge identification of key and cognate identification of and cognate among others of key words, words often and the. The theoretical survey featured authors such as Leffa (1996), Kato (1985) and Kleiman (1989; 2004), among others. The research described the activities aimed to reading in the sixth grade of elementary school, where strategies for fast reading, expertise and understanding are specially focused on. A qualitative approach was adopted with a field research 28 sixty-grade students, between 11 and 13 years of age, from a Public School between of age. The English Test was applied and the results were quantified and analysed in the light of the central theme, which allowed the comprehension of aspects involved in the learning of reading. The search brought the understanding about the importance of reading in teaching the English language and the need for new research to provide a better understanding on the topic |
Palavras-chave: | Leitura Língua inglesa Ensino-aprendizagem Escola pública Reading english language Teaching and learning Public school |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
Citação: | Cavalcanti, Cleide de Fátima Paula. Desenvolvendo a habilidade leitora – língua inglesa em uma turma do 6º ano – ensino fundamental – escola pública. 2019. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36991 |
Data do documento: | 14-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CLEIDE DE FÁTIMA PAULA CAVALCANTI.pdf Restricted Access | 212,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.