REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37124
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Material didático do CEL e sua possível consonância com os documentos oficiais de Língua Inglesa
Autor(es): Falcão, Débora Crispim
Primeiro Orientador: Soares, Maria Fachin
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o material didático utilizado pelo Centro de Estudos de Línguas (CEL) das Escolas Públicas Estaduais do Estado de São Paulo, confrontando-o com os documentos oficiais que regem o ensino de Língua Inglesa no país e no estado. São eles: Parâmetros Curriculares Nacionais Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental – Língua Estrangeira (1998), Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Conhecimentos de Línguas Estrangeiras (2006), Proposta Curricular / LEM-Inglês (2008), Currículo do Estado de São Paulo - LEM (2010), Resolução SE 44, (2014). Na fundamentação teórica encontram-se ainda autores que estudam o uso do material didático em contextos educacionais, como Ramos (2009), Rivers (1975), Celani (2009), Leffa (2013), Tavares (2013), Bittencourt (2011), Rojo (2000), Costa (2015). Esta pesquisa define-se como documental (Gil, 1946) de cunho qualitativo (Patton,1980). A análise dos dados mostra que há uma parcial consonância entre o material didático do CEL e as propostas encontradas nos documentos oficiais
Abstract: This research has as its main aim to analyze the teaching material used by Centro de Estudos de Línguas (CEL) of State Public Schools in the State of São Paulo, Brazil, confronting the material with the official documents that guide the teaching of English language in Brazil and in São Paulo, such as Parâmetros Curriculares Nacionais Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental – Língua Estrangeira (1998), Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Conhecimentos de Línguas Estrangeiras (2006), Proposta Curricular / LEM-Inglês (2008), Currículo do Estado de São Paulo - LEM (2010), Resolução SE 44, (2014). In the theoretical foundation there are authors who study the use of teaching material in educational contexts, such as Ramos (2009), Rivers (1975), Celani (2009), Leffa (2013), Tavares (2013), Bittencourt (2011), Rojo (2000), Costa (2015). This research is defined as documentary (Gil, 1946), of a qualitative nature (Patton, 1980). The analysis of the data shows that there is a partial consonance between the didactic material of the CEL and the proposals found in the official documents
Palavras-chave: Material didático
Aprendizagem de Língua Inglesa
Centro de Estudos de Línguas (CEL)
Teaching material
English language learning
Centro de Estudos de Línguas (CEL)
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
Citação: Falcão, Débora Crispim. Material didático do CEL e sua possível consonância com os documentos oficiais de Língua Inglesa. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37124
Data do documento: 9-Fev-2018
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DÉBORA CRISPIM FALCÃO.pdf
  Restricted Access
2,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.