REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39276
Tipo: Tese
Título: IISCA baseada em performance: avaliação e tratamento de comportamentos-problema de crianças com TEA
Título(s) alternativo(s): Performance-based IISCA: assessment and treatment of problem behaviors in children with ASD
Autor(es): Val, Henrique Costa
Primeiro Orientador: Gioia, Paula Suzana
Resumo: A análise de contingência sintetizada por entrevista (IISCA) foi desenvolvida em resposta a barreiras associadas à implementação da análise funcional tradicional de comportamentos-problema. Desenvolvido recentemente, um novo formato de IISCA, denominado IISCA baseada em performance, tem-se revelado ainda mais promissor. Este estudo avaliou o uso da IISCA baseada em performance para determinar a função de comportamentos-problema em quatro crianças de quatro a 13 anos de idade diagnosticadas com TEA, além de discutir a eficácia do tratamento implementado a partir da IISCA baseada em performance com um dos participantes (P3, sexo masculino, 11 anos de idade). Os resultados validaram as informações levantadas nas entrevistas e observações em relação aos eventos evocativos e reforçadores sintetizados que influenciavam os comportamentos-problema. Na avaliação do tratamento implementado, houve melhoria significativa em habilidades de comunicação e tolerância, além da redução de comportamentos-problema. Conclui-se que a IISCA baseada em performance possibilita uma análise funcional com alto grau de confiabilidade e implementação de um tratamento seguro e em pouco tempo
Abstract: Interview-Synthesized Contingency Analysis (IISCA) was developed in response to barriers associated with implementing the traditional functional analysis of problem behaviors. Recently developed, a new format of IISCA, called performance-based IISCA, has shown even more promise. This study assessed the use of performance-based IISCA to determine the function of problem behaviors in four children aged four to 13 years old diagnosed with ASD, in addition to discussing the effectiveness of the treatment implemented from performance-based IISCA with one of them (P3, male, 11 years old). The results validated the information gathered in the interviews and observations concerning the synthesized evocative and reinforcing events that influenced the problem behaviors. As the treatment was implemented, there was a significant improvement in communication skills and tolerance as well as a reduction in problem behaviors. It is concluded that the performance-based IISCA enables a functional analysis with a high degree of reliability and the implementation of a safe treatment in a short time
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Interview-Informed Synthesized Contingency Analysis (IISCA)
IISCA baseada em performance
Contingência sintetizada
Comportamento-problema
Autism Spectrum Disorder (ASD)
Interview-Informed Synthesized Contingency Analysis (IISCA)
Performance-based IISCA
Synthesized contingency
Problem behavior
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Citação: Val, Henrique Costa. IISCA baseada em performance: avaliação e tratamento de comportamentos-problema de crianças com TEA. 2023. Tese (Doutorado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39276
Data do documento: 14-Abr-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Henrique Costa Val.pdf827,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.