Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39702
Tipo: | Tese |
Título: | O ensino de Língua Portuguesa para alunos com Transtorno do Espectro Autista e as didáticas e metodologias possíveis |
Autor(es): | Almeida, Luciano de |
Primeiro Orientador: | Siqueira, João Hilton Sayeg de |
Resumo: | Este trabalho, situa-se a linha de pesquisa Leitura, Escrita e Ensino, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e tem como tema os processos o ensino de língua portuguesa para portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e as didáticas e metodologias possíveis utilizadas em escolas inclusiva e especializadas tendo como foco central o ensino da língua e da linguagem para alunos de 03 a 10 anos de idade, em sua formação educacional e social é necessário o acompanhamento na base para desenvolver as habilidades cognitivas e motoras. Partimos da hipótese de como está sendo aplicado as didáticas e metodologias pelos profissionais da educação em um contexto do grupo educacional em tratando-se de educação inclusiva deve trabalhar em um conjunto, evolutivo focando no desenvolvimento e crescimento do aluno portador de TEA. A problematização está proposta pelas questões: Quais são as didáticas e metodologias possíveis utilizadas para o ensino de língua portuguesa para portadores de transtorno do espectro autista? Como podemos identificar e avaliar a aplicabilidade dos materiais didáticos que sirva para todos, uma integração de forma natural para portadores de transtorno do espectro autista? Foi estabelecido como objetivo geral: verificar as didáticas e metodologias possíveis utilizadas pelos professores em sala de aula; e como objetivos específicos: analisar os materiais adaptados pelos professores suas configurações; e identificar uma forma de padronizar esses conteúdos. A fim de responder ao questionamento do problema de pesquisa e atender aos objetivos estabelecidos, foi selecionado o corpus formado com os resultados obtidos, a partir da verificação de quais são as didáticas e metodologias utilizadas para o ensino de língua portuguesa para portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA); e de como podemos identificar e avaliar a aplicabilidade dos materiais didáticos adequados para portadores de transtorno do espectro autista (TEA) |
Abstract: | This work is located in the line of research Reading, Writing and Teaching, of the Postgraduate Studies in Portuguese at the Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC-SP) and has as its theme the language teaching processes Portuguese for people with Autistic Spectrum Disorder (ASD) and didactics and possible methodologies used in inclusive and specialized schools having as a central focus the teaching of language and language for students from 03 to 10 years old of age, in their educational and social formation it is necessary to follow up base to develop cognitive and motor skills. We start from the hypothesis of how the didactics and methodologies are being applied by the professionals of the education in a context of the educational group when it comes to education inclusive must work in an evolutionary set focusing on the development and growth of the student with ASD. The problematization is proposed by the questions: What are the possible didactics and methodologies used for teaching of Portuguese language for people with autism spectrum disorder? As we can identify and evaluate the applicability of teaching materials that serve to all, a natural integration for people with spectrum disorders autistic? It was established as a general objective: to verify the didactics and methodologies possibilities used by teachers in the classroom; and as specific objectives: analyze the materials adapted by teachers their settings; and identify a way to standardize these contents. In order to answer the question of the research problem and meet the established objectives, the selected corpus formed with the results obtained, from the verification of what are the didactics and methodologies used for teaching Portuguese to people with Autistic Spectrum Disorder (ASD); and how can we identify and evaluate the applicability of teaching materials suitable for people with autism spectrum disorder (ASD) |
Palavras-chave: | Educação Transtornos Autismo Inclusão TEA Education Disorders Autism Inclusion ASD |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa |
Citação: | Almeida, Luciano de. O ensino de Língua Portuguesa para alunos com Transtorno do Espectro Autista e as didáticas e metodologias possíveis. 2023. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39702 |
Data do documento: | 19-Mai-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luciano de Almeida.pdf | 751,48 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.