Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41284
Tipo: | Tese |
Título: | Um estudo da relação entre número e quantidade na realização de operações com frações no tratado The Ground of Artes, de Robert Recorde |
Título(s) alternativo(s): | A study on the relation between number and quantity in the operations with fractions in the treatise The Ground of Artes, by Robert Recorde |
Autor(es): | Silva, Isabelle Coelho da |
Primeiro Orientador: | Lima, Gabriel Loureiro de |
Resumo: | Os estudos que visam construir uma interface entre história e educação matemática têm tendenciado a investigar tratados produzidos no Renascimento, que possam ter registrado aspectos que remetem à construção dos conhecimentos atuais. Uma dessas obras é The Ground of Artes, de Robert Recorde, que se caracteriza como um livro de aritmética prática e, em uma de suas seções, trata do ensino de frações no século XVI, em que o conteúdo é introduzido a partir de questões inseridas em contexto relacionado, principalmente, ao comércio, discutindo diversos exemplos. Com isso, nos questionamos como a abordagem prática apresentada na obra The Ground of Artes pode fomentar uma discussão a respeito da relação entre número e quantidade nas operações com frações? Assim, nesta tese, temos o objetivo principal de compreender a relação entre número e quantidade na realização de operações com frações que pode ser estabelecida a partir da obra The Ground of Artes. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, partindo de uma abordagem bibliográfica e documental para analisar o tratado e a rede de textos em que ele está inserido. Além disso, tomamos como base a realização de uma pesquisa histórica para levantar questões epistemológicas com vistas à construção de interfaces entre história e educação matemática, segundo uma escrita historiográfica atualizada. A partir desse estudo, percebemos que Recorde opera com quantidades em seus exemplos, partindo de um contexto prático renascentista. Além disso, também concluímos que o tratado não seria utilizado propriamente por um jovem que desejasse aprender aritmética e os cálculos e regras presentes nele. Na verdade, ele possui o intuito de registrar o conhecimento, visando uma reforma curricular que valorizasse os saberes práticos. Com isso, vislumbramos que a discussão apresentada nesta tese possa servir futuramente como material para proporcionar esse debate da relação entre número e quantidade com os professores que ensinam matemática |
Abstract: | Studies that aim to build an interface between history and mathematical education have tended to investigate treatises produced in the Renaissance, which may have recorded aspects that refer to the construction of the current knowledge. One of these works is The Ground of Artes, by Robert Recorde, which is characterized as a practical arithmetic book and, in one of its sections, deals with the teaching of fractions, in which the content is introduced based on questions inserted in a context related mainly to commerce, discussing several examples. With this, we ask ourselves how the practical approach presented in the work The Ground of Artes can encourage a discussion about the relation between number and quantity in the operations with fractions? Thus, in this thesis, our main objective is to understand the relationship between number and quantity when carrying out operations with fractions, which can be established from the work The Ground of Artes. To this end, we carried out qualitative research, using a bibliographic and documentary approach to analyze the treatise and the network of texts in which it is inserted. Furthermore, our fundament is on execution of a historical research to purpose epistemological questions aiming at the construction of interfaces between history and mathematical education, according to updated historiographical writing. From this study, we realize that Recorde operates with quantities in his examples, basing on a practical Renaissance context. Furthermore, we also concluded that the treatise would not be exactly used by a young person who wanted to learn arithmetic and the calculations and rules present in it. In fact, it aims to record knowledge, aiming for a curricular reform that would value practical knowledge. With this, we envision that the discussion presented in this thesis can serve, in the near future, as material to provide this debate on the relationship between number and quantity with teachers who teach mathematics |
Palavras-chave: | The Ground of Artes Robert Recorde Interface entre história e educação matemática Relação entre número e quantidade The Ground of Artes Robert Recorde Interface between history and mathematics education Connection between number and quantity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
Citação: | Silva, Isabelle Coelho da. Um estudo da relação entre número e quantidade na realização de operações com frações no tratado The Ground of Artes, de Robert Recorde. 2024. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41284 |
Data do documento: | 22-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Isabelle Coelho da Silva.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.