REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42459
Tipo: Tese
Título: Autoformação docente: limites e possibilidades
Título(s) alternativo(s): Teachers' self instruction: limits and possibilities
Autor(es): Maciel, Maria Delourdes
Primeiro Orientador: Placco, Vera Maria Nigro de Souza
Resumo: Além da graduação e dos cursos de formação continuada, há um outro espaço de formação docente que precisa ser melhor investigado, que é o da autoformação, ou seja, espaço do investimento do próprio sujeito em si mesmo e na sua formação, a partir do momento em que toma consciência das suas necessidades e dificuldades, -consideradas como limites situacionais, impedindo ou impulsionando o sujeito para a mudança- , transformando-as em possibilidades de autoformação. O objetivo deste trabalho é investigar algumas dessas situações limites e verificar como o sujeito lida com esses limites e possibilidades, internos e/ou externos a ele. A partir da análise de dados obtidos das biografias educativas de seis professores de biologia, que atuam em escolas públicas da periferia de São Paulo e de uma Cidade vizinha, procurei identificar suas necessidades, dificuldades e possibilidades, pessoais, profissionais e de formação, na expectativa de poder encontrar algumas possibilidades de trabalhar com autoformação, sem perder de vista a complexidade do próprio processo. A maioria dos limites identificados pertencem as categorias propostas por JOSSO: são psicológicos, psicossociológicos, sociológicos, econômicos, políticos ou culturais. Neste trabalho, a própria metodologia adotada constituiu-se num instrumento de reflexão para os professores, que tiveram a oportunidade de rever-se e compreender melhor o seu percurso de formação e profissão e tomar consciência das situações limites que tiveram e/ou têm que enfrentar, bem como as soluções encontradas ou desejadas para enfrentá-las
Abstract: There is another mean of teaching profession enhancement besides graduation and up dating courses, that must be closely investigated, which is self instruction. This is the investment of the individual in himself and in his formation, from the very moment he is aware of his needs and difficulties. Taking these as his limits, they may hinder or stimulate him to changes, making these obstacles into self instruction possibilities. The aim of this work, is the investigation of some of these critical situations, to find out how the individual deals with these limits and possibilities inside and/or outside himself. As per the data analysis obtained from the educational biography of six biology teachers, who work in public schools in the outskirts of São Paulo and a neighbor city, I tried and identified their needs, difficulties and possibilities either personal, professional or educational, hoping to meet the feasibility of working with self instruction, without neglecting the complexity of the process itself. The majority of the limits identified what are, psychological, social psychology, sociological, economic, politic and cultural, belong to the category proposed by JOSSO. The methodological applied to this work, was on its own right, an instrument of reflection for the teachers, who had an opportunity to recall and see themselves, understand better their graduation and professional paths, and be aware of the breaking point situations they had and still have to face, and the solutions discovered or desired to face them as well
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Maciel, Maria Delourdes. Autoformação docente: limites e possibilidades. 2001. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42459
Data do documento: 1-Dez-2001
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
maria de lourdes maciel.pdf
  Restricted Access
8,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.